| 09/11/2007 15h48min
O tcheco Jan Hernych aumentou nesta sexta-feira a lista dos tenistas que dizem terem recebidos ofertas em dinheiro para perderem partidas válidas pelo circuito da ATP. As declarações do atual número 165 do mundo aumentam ainda mais as suspeitas sobre as existência de esquemas para acerto de resultados no tênis.
– Entraram em contato comigo em Moscou e São Petersburgo. Alguém me telefonou da recepção do hotel para o meu quarto e perguntou se eu não queria entregar a partida. Disse que não – afirmou Hernych, de 28 anos.
Hernych é o primeiro tenista tcheco a reconhecer publicamente as tentativas de suborno das máfias das apostas. A primeira partida em questão foi válida pelo Torneio de Moscou, contra o italiano Filippo Volandri, suspeito de entregar um jogo para o brasileiro Gustavo Kuerten na primeira rodada do Brasil Open.
A mesma situação ocorreu no Torneio de São Petersburgo, quando o tcheco pegou o russo Evgeny Korolev e também venceu, por 6/7 (5/7), 6/4 e 7/6 (9/7). Segundo recentes investigações, um dos suspeitos de participar do esquema de corrupção no tênis é o russo Nikolay Davydenko, número quatro do mundo.
EFE