| 07/11/2007 12h09min
O comitê organizador das Olimpíadas de Londres-2012 anunciou nesta quarta-feira o projeto do Estádio Olímpico, que receberá as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos e as provas de atletismo. De acordo com a comissão encarregada, a arena poderá receber público de 80 mil pessoas e custará US$ 1 bilhão.
– O estádio será tudo o que dissemos ao longo da nossa candidatura – explicou Sebastian Coe, presidente do comitê, que garantiu que as obras deverão começar nos primeiros meses de 2008 e terminarão no início de 2011.
– Faremos algo inovador, inspirador e sustentável – completou.
Uma novidade no estádio londrino será a posição da pira olímpica. Segundo o diretor de design Rod Sheard, a intenção é deixar a chama em um outro local, provavelmente ao norte do local. Com isso, seria possível cobrir cerca de dois terços dos assentos.
Dos 80 mil lugares do estádio, apenas 25 mil serão permanentes. Os outros 55 mil serão colocados em estruturas temporárias, que deverão ser desmontados após os Jogos. A intenção do comitê é que, depois de 2012, o local se torne uma arena de atletismo.
GAZETA PRESS