| 06/11/2007 18h02min
Depois de sete anos de jejum, a Austrália voltou ao topo do Circuito Mundial (WCT) de surfe. Mick Fanning foi soberano na Praia da Vila, em Imbituba, conquistou o WCT Brasil e de quebra o título mundial, pela primeira vez na carreira.
Quem esperava ver o americano Kelly Slater ou os brasileiros Neco Padaratz, Leonardo Neves ou o gaúcho Rodrigo "Pedra" Dornelles se decepcionou. Nesta etapa em terra brasileira, só deu australianos.
Os quatro concorrentes que chegaram à semifinal são da Austrália. Nas baterias, Fanning desbancou Joel Parkinson e Kai Otton venceu Tom Whitaker.
O octacampeão mundial Kelly Slater perdeu sua bateria para Kai Otton, que acabou sendo derrotado na final por Fanning. Depois da derrota, o norte-americano ainda afirmou que pretende se aposentar do surfe profissional em 2008.
Além de Slater e Fanning, outro surfista que tinha chance de ser campeão da temporada 2007 do WCT era Taj Burrow. Entretanto, o surfista caiu nas quartas para o conterrâneo Tom Whitaker.
Os brasileiros pararam nas quartas-de-final da etapa. O primeiro a cair foi o cearense Heitor Alves, que começou o dia derrubando o australiano Michael Campbell e depois perdeu para Joel Parkinson. O catarinense Neco Padaratz despachou Dayyan Neve nas oitavas-de-final e acabou eliminado pelo novo campeão mundial. E o carioca Leonardo Neves derrotou Shaun Cansdell e perdeu para outro australiano, Kai Otton.
Pedra também perdeu para um australiano. O gaúcho não resistiu a Joel Parkinson e caiu nas oitavas.
A Austrália, que domina o WCT em quantidade de surfistas, não coroava um campeão mundial desde em 1999, quando Mark Occhilupo sagrou-se o melhor do surfe durante a etapa brasileira, que na época era disputada no Rio de Janeiro. A Praia da Vila recebe o WCT desde 2003.
Mick Fanning quebrou jejum de sete anos da Austrália sem título do WCT
Foto:
Hermínio Nunes
/
Agência RBS