| 05/11/2007 15h38min
O atacante Younes Mahmoud Khalef, autor do gol que garantiu o inédito título da Copa da Ásia à seleção do Iraque, recebeu nesta segunda o Prêmio Giacinto Facchetti, entregue pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport e que leva o nome de um ex-presidente da Inter de Milão.
Younes Khalef, de 24 anos, marcou o histórico gol aos 26 minutos de segundo tempo, de cabeça, dando a conquista à equipe então comandada pelo técnico brasileiro Jorvan Vieira.
O jogador recebeu a distinção não pelo feito em campo, mas como representante de uma seleção que superou a guerra e as divisões raciais para se juntar em prol da conquista. A equipe não joga em casa há nada menos que 17 anos.
A festa da premiação ocorreu em Milão e contou com a presença, entre outras autoridades, do suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa. No discurso de apresentação de Khalef, o jogador foi lembrado por ter feito “a primeira festa verdadeira” no Iraque em muitos anos.
Khalef foi pessoalmente receber o prêmio, acompanhado pelo presidente da federação de seu país e pelo embaixador do Iraque na Itália.
– Na seleção iraquiana convivem jogadores de três etnias: sunitas, curdos e xiitas. Não jogamos só para vencer, mas para unir o povo iraquiano – discursou o atacante, que marcou 37 gols em 47 partidas pela seleção iraquiana.
EFE