| 05/11/2007 11h03min
Um dia antes do início da Masters Cup feminina, a WTA anunciou a atualização do ranking com poucas mudanças. Com somente o Torneio de Quebec agitando as quadras, apenas a disparada da norte-americana Lindsay Davenport ganhou destaque na lista, que manteve as 20 primeiras colocadas nas respectivas posições. Campeã no Canadá, Davenport subiu 53 posições com o título e voltou ao grupo das 100 melhores.
A ex-número 1 do mundo ficou afastada do circuito profissional durante um ano para dar à luz o filho Jagger. Antes na colocação de número 126 da lista, a atleta chegou nesta segunda-feira ao 73º posto, com 430 pontos.
Semifinalista em Quebec superada por Davenport, a russa Vera Znovareva foi a única tenista pertencente ao grupo das 30 melhores a mudar de colocação. Agora com 1.117 pontos, ela ultrapassou a tcheca Lucie Safarova e assumiu a 23ª colocação.
Já a ucraniana Julia Vakulenko, vice-campeã do torneio canadense, pulou para a 33ª posição com 916 pontos, ultrapassando a holandesa Michaella Krajicek, a espanhola Anabel Medina Garrigues e a italiana Mara Santangelo.
Na parte de cima da lista, nenhuma mudança. A belga Justine Henin continua soberana na primeira colocação com 5.930 e uma enorme diferença sobre a russa Svetlana Kuznetosva, segunda colocada com 3.750. A sérvia Jelena Jankovic continuou no terceiro lugar com 3.475 pontos, seguida pela compatriota Ana Ivanovic, quarta com 3.161.
Mais atrás aparece a norte-americana Serena Williams, dona do quinto posto e de 2.767 pontos, enquanto as russas Maria Sharapova e Anna Chakvetadze ocupam, respectivamente, os sexto e sétimo lugares. A norte-americana Venus Williams, a eslovaca Daniela Hantuchova e a francesa Marion Bartoli completam o grupo das top 10.
Brasileiras
Assim como no masculino, o tênis feminino brasileiro não se destaca no Ranking de Entradas da WTA. A melhor representante nacional da lista continua sendo Teliana Pereira, que figura na colocação de número 215 da lista com 135 pontos.
Embora a paulista Jenifer Widjaja já tenha anunciado que não continuará no circuito profissional, a WTA manteve a atleta na lista, agora na 224ª colocação com 128 pontos. Logo atrás aparece Maria Fernanda Alves, 231ª com 124 pontos. Outra entre o grupo das 300 melhores é Roxane Vaisemberg, 298ª com 80,50 pontos.
GAZETA PRESS