| 02/11/2007 14h36min
Depois de quatro adiamentos consecutivos, o WCT Brasil deve finalmente começar neste sábado na Praia da Vila, em Imbituba. Na sexta-feira foram realizadas duas chamadas e na última delas, as 10h30min, o diretor de prova Xandi Fontes anunciou oficialmente mais um dia de folga geral para os competidores que estão vivendo esta rotina desde terça-feira.
A etapa brasileira do WCT é a penúltima do ano e pode decidir o campeão mundial da temporada pela terceira vez em Santa Catarina. Apenas o octacampeão Kelly Slater e o australiano Taj Burrow podem impedir que Mick Fanning confirme o título de 2007 no Brasil, antes da grande final em Banzai Pipeline, no Havaí.
– Não é só a decisão do título, mas o campeonato também é decisivo para muitos outros surfistas que estão brigando ou para ficar entre os 27 primeiros que são mantidos no WCT ou ainda para terminar no seleto grupo dos top-16 para o ano que vem – destaca o diretor de prova Xandi Fontes,
justificando a grande responsabilidade
na definição do início ou não do Hang Loose Santa Catarina Pro a cada dia.
– Uma coisa é certa, o sábado vai ser um dia de permanência na praia. Esse foi o compromisso que firmei com os surfistas por eles não quererem entrar na água hoje (sexta-feira) ou aguardar uma melhora nas condições do mar.
– A expectativa é de que a partir de agora teremos dias cheios com disputas o dia inteiro no sábado, domingo e o melhor deste swell (ondulação) é segunda e terça-feira, pois as ondas baixam rapidamente na quarta-feira, que é o nosso último dia de prazo. O que está deixando a gente tranquilo é que o que está previsto está acontecendo. Então, estamos realmente aguardando a Vila mostrar todo seu potencial com altas ondas para fechar o campeonato neste ano pela primeira vez em ótimas condições – acredita Xandi Fontes.