| 31/10/2007 13h46min
O Brasil começará na próxima sexta-feira a disputar a décima edição da Copa do Mundo feminina de vôlei, que será no Japão, e na qual doze equipe brigarão por três vagas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Com onze partidas até dia 16 de novembro e várias mudanças de sede, o torneio é considerado um dos mais extenuantes do calendário internacional.
Os campeões continentais (Brasil, Itália, Cuba, Tailândia e Quênia), os quatro melhores segundos colocados de acordo com o ranking da FIVB (Sérvia, Peru, Coréia do Sul e Estados Unidos), Japão, por sua condição de organizador, e República Dominicana e Polônia, convidados, são os participantes do torneio, que tem a China, ouro em Atenas 2004, e vencedora da última edição, como grande ausente.
As brasileiras partem como favoritas a uma das vagas olímpicas, ao lado de cubanas e italianas. As americanas, por sua parte, vêm mantendo uma trajetória ascendente nos últimos anos, e podem surpreender, ao tempo que as estreantes Sérvia
e Tailândia são
verdadeiras incógnitas.
As cidades de Tóquio, Hamamatsu, Sendai, Sapporo, Kumamoto, Osaka e Nagóia sediarão as sessenta e seis partidas da competição.
Jogos do Brasil
1ª rodada (2 novembro) - Brasil x Polônia
2ª rodada (3 novembro) - Brasil x Quênia
3ª rodada (4 novembro) - Brasil x Cuba
4ª rodada (6 novembro) - Brasil x Peru
5ª rodada (7 novembro) - Brasil x Estados Unidos
6ª rodada (9 novembro) - Brasil x Tailândia
7ª rodada (10 novembro) - Brasil x Coréia
8ª rodada (11 novembro) - Brasil x República Dominicana
9ª rodada (14 novembro) - Brasil x Itália
10ª rodada (15 novembro) - Brasil x Sérvia
11ª jornada (16 novembro) - Brasil x Japão
Brasil estréia nesta sexta-feira contra a Polônia, que foi convidada para o torneio
Foto:
Alexandre Arruda,CBV
/
clicRBS