| 10/12/2002 00h30min
A Chapa 1, de situação, foi confirmada a vencedora da eleição para renovação do Conselho Deliberativo do Inter. De acordo com o resultado oficial, o Movimento Inclusão e Pacificação obteve 1030 votos, elegendo 67 conselheiros. Logo atrás ficou a Chapa 4, dos movimentos InterAção e Inter 2000, com 973 votos e 63 conselheiros eleitos. A Chapa 3, do Inter Sempre, também elegeu 20 representantes, com 321 votos. As chapas 2 (Inter Colorado) e 5 (Força Rubra) não conseguiram o índice mínimo de 10% e portanto nenhum de seus candidatos foi eleito. O pleito teve ainda 12 votos em branco e 51 nulos.
Mesmo encerrada a votação às 22h de segunda-feira, o resultado oficial somente foi divulgado por volta das 0h30min de terça. Isso porque a comissão eleitoral recebeu pedidos de impugnação dos sócios que residem em Santo Antônio da Patrulha, inicialmente investigados por uma sindicância do clube.
– Uma decisão política
supera aquilo que está estabelecido no
estatuto –lamenta Felipe de Oliveira, da Chapa 4.
O período entre a votação e a apuração foi tenso, marcado por acusações de ambos os lados e mesmo brigas generalizadas. Integrantes da Chapa 4 trocaram insultos com repórteres de rádio e para conter a confusão, foi chamada a Brigada Militar. Só então a situação ficou mais calma e os resultados foram divulgados pela comissão eleitoral.
A eleição marca uma importante vitória da situação. Nos bastidores, temia-se que o mau desempenho do Inter em 2002, com a ameaça do rebaixamento, refletisse nas urnas. No entanto, os associados asseguraram o resultado ao grupo liderado pelo presidente Fernando Carvalho.
– Mostra que temos créditos com a torcida – diz Carvalho.
A votação foi marcada por falhas nas urnas eletrônicas, uma briga no início da tarde e uma polêmica sindicância que investigou a situação de sócios do Interior e movimentou o clube nas semanas anteriores. Durante a segunda-feira, colorados de todos os movimentos passaram pelo Gigantinho e vivenciaram clima parecido às recentes eleições para governador e presidente, com direito a campanha acirrada de boca-de-urna, outdoors pela cidade e a presença de políticos ilustres como o governador Olívio Dutra, o vice-governador Miguel Rosseto e o ex-candidato ao governo do Estado, Celso Bernardi.
Perto do prazo final da votação, representantes da Chapa 4 reclamavam de um suposto acordo entre as chapas 2, 3 e 5 para votarem na chapa 1. O Inter Colorado obteve 153 votos e o Força Rubra 240 votos.