| 14/10/2007 18h03min
O Vasco, do técnico Celso Roth, venceu o Botafogo neste domingo por 2 a 1 no Estádio do Maracanã em jogo isolado da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, os vascaínos chegam aos 43 pontos e pulam para o 9º lugar na tabela. Já o Fogão estaciona nos 42 pontos e segue sua triste rotina de fracassos na competição.
O Vasco começou em cima e, logo aos 8 minutos da etapa inicial, Perdigão abusou passando de calcanhar para Marcelinho, que foi à linha de fundo e cruzou para Leandro Amaral chutar de sem pulo, indefensável: Vasco 1 a 0.
Aos 22 minutos, o Botafogo reagiu. Lúcio Flávio apanhou um belo chute de fora da área e a pelota bateu incrivelmente nas duas traves do goleiro Silvio Luiz. No rebote, o meia abusou e conseguiu chutar para fora, para desespero da torcida alvinegra.
Mais tarde, aos 38 minutos, Coutinho avançou pela meia e mandou rasteira para segura defesa de Silvio Luis.
Na etapa final, o Vasco se encolheu e o Botafogo foi para cima. Aos 18 minutos, Zé Roberto recebeu livre dentro da área cruzmaltina e mandou na trave de Silvio Luiz.
O time vascaíno parecia desnorteado com a pressão do Botafogo. Foi fatal. Aos 29 minutos, a ofensiva alvinegra deu resultado: Dodô serviu Zé Roberto dentro da área do Vasco. Livre, o avante tocou por baixo de Silvio Luiz e empatou o clássico. 1 a 1.
O Vasco teve um último suspiro ofensivo quando conca, bateu falta da entrada da área e a pelota explodiu na trave do goleiro Júlio César. Com o retraimento da equipe no seu campo de defesa, a torcida do Vasco explodiu em vaias contra o técnico Celso Roth no finalzinho do jogo. Para piorar a situação, o time de Celso Roth ainda perdeu Amaral, por falta violenta, aos 39 minutos.
No entanto, a expulsão parecia a senha para brilhar a estrela do Vasco e não a do Fogão. E, aos 42 minutos da etapa final, Andrade cobrou falta e o zagueirão Jorge Luiz cabeceou no ângulo do goleiro Júlio César.
No final, um fecho deprimente para o clássico. Enilton, do Vasco, foi expulso por jogada violenta.