| 05/10/2007 15h33min
Convidados dos organizadores e das equipes, seis dos 10 finalistas da Stock Car disputam neste fim de semana os 200 quilômetros de Buenos Aires, 11ª das 14 etapas que compõem o calendário da TC2000 – a mais importante categoria do automobilismo argentino. Os quatro primeiros colocados da Stock Car – Cacá Bueno, Ricardo Maurício, Thiago Camilo e Ingo Hoffmann – estarão acompanhados de Hoover Orsi e Felipe Maluhy, igualmente na briga pelo título nas últimas quatro provas do ano, além de Giuliano Losacco e Popó Bueno, eliminados da fase decisiva e que completam o elenco de estrelas brasileiras.
Os 200 quilômetros de Buenos Aires são a prova mais nobre da TC2000, modalidade que conta com o apoio maciço das montadoras instaladas na Argentina. No entanto, mais do que de olho numa vitória neste domingo no Autódromo Oscar Galvez, o que os representantes da Stock Car buscam é reforçar a adaptação aos 3.353 metros do circuito 9, o mesmo que no fim de semana seguinte receberá a abertura das superfinais.
Maurício, que corre no traçado pela primeira vez, testou recentemente o Toyota Corolla que dividirá com o argentino Norberto Fontana. Gostou das características da pista, bastante diversas do trioval usado pela Stock Car nas duas temporadas anteriores.
– Os carros da TC2000 são muito legais, embora diferentes dos Stock Car. O traçado também não tem nada a ver com o das passagens anteriores da Stock Car em Buenos Aires, com apenas três curvas e média horária elevadíssima. Este é muito mais seletivo. A Curva Mixtos, por exemplo, é quase um grampo, contornada em primeira marcha a apenas 70 km/h – afirmou.
A tarefa de Maurício na capital argentina não será fácil. O campeonato vem sendo liderado pelo Chevrolet Astra do líder Matias Rossi e do vice Christian Ledesma. O melhor Toyota, conduzido por Fontana, está apenas em 11º.
Nesta sexta-feira, os sete brasileiros convidados – Cacá Bueno compete regularmente na categoria como piloto oficial da Honda e ocupa a sétima colocação na classificação geral – ganharam duas rápidas sessões individuais de treinos extras de 10 minutos. No sábado, duas sessões de treinamentos oficiais antecederão as tomadas classificatórias para a formação do grid de 36 carros. Domingo, a largada está prevista para as 12h20min. A prova terá duração de 59 voltas ou o máximo de 90 minutos.