| 03/10/2007 22h50min
O Grêmio empatou com o Atlético-MG em 2 a 2 nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico, pela 28ª rodada do Brasileirão. Jonas, aos 32 minutos do primeiro tempo, e Marcel, aos 14 do segundo tempo, marcaram pelo time da casa. O zagueiro Vinícius, ex-Inter, fez os dois da equipe mineira.
Tanto Grêmio quanto Atlético-MG precisavam a vitória. O time da casa porque perseguia o vice-líder do Brasileirão, e o mineiro para não precisar conquistar em 2008 o título que ostentou no ano passado — campeão da Série B. Mas no primeiro tempo, o medo do rebaixamento motivou mais do que a busca pela ponta da tabela. Antes de a bola rolar, o técnico Emerson Leão cumprimentou um a um seus jogadores.
O time mineiro dominou o primeiro tempo com toque de bola preciso e o time compacto. Aos 10 minutos, Vanderlei teve um gol anulado. Um minuto depois, Danilinho entrou livre na área e só não marcou porque Saja, mesmo caído, fechou o ângulo. Aos 36, em nova tentativa, goleiro argentino
marcou presença, defendendo chute
forte com o pé. O Grêmio, que se defendia e investia em contra-ataques, teve chances com Tuta, que escorou lançamentos de Tcheco e depois de Sandro. Jonas protagonizou grandes lances, driblando adversários e tentando chute.
E de tanto tentar, aos 43 minutos acertou o gol. Mas foi de cabeça, depois de Diego Souza escorar cobrança de lateral de Anderson Pico pela esquerda. Os torcedores ainda comemoravam, quando Vinícius, ex-Inter, empatou a partida três minutos depois.
Mano deixou o campo no intervalo reconhecendo a superioridade do time de Leão. Sacou Tuta e colocou Marcel. Aos 14 minutos do segundo tempo, a alteração surtiu efeito: o atacante ganhou dos zagueiros e chutou a bola cruzada por Sandro Goiano para dentro do gol.
O Grêmio conseguiu equilibrar a partida, fugindo da marcação imposta pelo time de Leão. Mas não soube segurar o resultado. Já aos 37 minutos, novamente Vinícius igualou o marcador, com bela cobrança de falta.
Na saída de campo, a frustração pela atuação
era evidente.
— Do jeito que jogou, poderia até ter perdido — afirmou Saja.
Brasileirão 2007, 28ª rodada, 03/10/2007
Gols: Jonas (G), aos 42min, e Vinícius (A), aos 46min, no primeiro tempo. Marcel (G), aos 14min, e Vinícius (A), aos 37min, no segundo.
Cartões amarelos: Tuta, Tcheco (G), Thiago, Bilu (A).
Arbitragem: Wilson de Souza Mendonça (Fifa-PE), auxiliado por Erich Bandeira (PE) e Enio Carvalho (PE).
Local: Estádio Olímpico.
GRÊMIO (2)
Saja; Bustos, Leo, Pereira e Anderson; Eduardo Costa, Sandro Goiano, Tcheco (Gavilán, 27'/2°)e Diego Souza; Jonas (Luciano Fonseca, 39'/2°) e Tuta (Marcel, INT)
Técnico: Mano Menezes
ATLÉTICO-MG (2)
Juninho; Gerson
(Eduardo, 37'/2º), Marcos, Vinícius, Thiago Feltri; Xaves, Bilu, Marquinhos (Serginho, 18'/2º) e Danilinho; Vanderlei e Éder Luís (Galvão, 221/2º)
Técnico:
Emerson Leão