| 30/09/2007 21h13min
A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou neste domingo o Sul-Americano ao bater o Peru por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/17 e 25/15, em 1h01min de jogo, no ginásio Víctor Jara, em Santiago, no Chile. As duas equipes disputarão a Copa do Mundo no Japão, em novembro, onde estarão em jogo três vagas para os Jogos Olímpicos de 2008.
Brasil e Peru O time comandado por José Roberto Guimarães conquistou o título de forma invicta e sem perder set algum. Na fase classificatória, três vitórias diante de Colômbia, Venezuela e Argentina. Na semifinal, a vaga na decisão foi garantida com a vitória sobre o Uruguai.
O técnico avaliou que o time brasileiro dominou o jogo, mas voltou a cometer erros:
– No primeiro set, o Peru defendeu e sacou bem, mas o Brasil sacou melhor e dificultou a recepção adversária. Mesmo assim, ainda cometemos erros nos contra-ataques. Depois, dominamos o jogo – destacou o técnico brasileiro.
Projetando a Copa do Mundo de Vôlei, Zé Roberto disse estar preocupado com a questão física.
– Será uma competição difícil e desgastante. Serão 11 jogos em 15 dias – finalizou.
Um dos destaques do time brasileiro na competição, a levantadora Fofão preferiu valorizar a seleção adversária:
– A nossa motivação é sempre vencer a competição, independente de qual seja e de quais serão os adversários. Esta final foi a partida na qual realmente tivemos um adversário que dificultou nosso jogo. Por isso, gostei da nossa atuação. O mais importante foi que entramos com uma postura de seriedade.
Na decisão do terceiro lugar, a Venezuela fez 3 sets a 0 no Uruguai, com parciais de 25/09, 25/19 e 25/15, em pouco mais de 50 minutos de jogo.