| 18/09/2007 18h08min
Pressionado pelos recentes maus resultados, o Barcelona estréia nesta quarta-feira no grupo E da Liga dos Campeões enfrentando o Lyon, atual hexacampeão francês, no Camp Nou. Os dois empates em 0 a 0 nas primeiras partidas fora de casa pelo Campeonato Espanhol trouxeram de volta os fantasmas da temporada passada, quando o Barça perdeu a competição nas últimas rodadas.
O risco de crise é tão grande que, em caso de derrota para o Lyon, o técnico holandês Frank Rijkaard pode estar com os dias contados. O jogo de amanhã será o primeiro de uma série de três em casa — no sábado, o adversário é o Sevilla, seguido pelo Zaragoza no meio de semana.
Apesar dos 70 milhões de euros investidos e das declarações do presidente do Barça, Joan Laporta, pedindo uma reação, os ânimos não parecem melhorar.
Para enfrentar os franceses, Rijkaard terá a volta do argentino Lionel Messi, que sofreu uma contratura no amistoso entre sua seleção e a Austrália e foi poupado da
partida contra o Osasuna. O francês
Thierry Henry e o brasileiro Ronaldinho Gaúcho completam o setor ofensivo.
Os precedentes são favoráveis ao Barça, que sempre venceu nas oito vezes que estreou na Liga dos Campeões jogando no Camp Nou. Já o Lyon, que começou a temporada bastante irregular, chega a Barcelona na melhor fase de toda a temporada, já que foi encontrando seu melhor jogo.
O esquema do novo técnico, Alain Perrin, começa a dar resultados. Prova disso foi a goleada de 5 a 1 sobre o Metz do fim de semana, na melhor atuação da equipe até agora na temporada.
Apesar deste bom resultado, jogadores e técnico do Lyon apontam o Barcelona como favorito, garantindo que pensam primeiro em avançar na fase de grupos, e só depois pensar em título.
Perrin deverá usar um esquema 4-3-3 para enfrentar o Barcelona, para tentar impedir os toques de bola rápidos do time catalão. Será uma formação diferente do sistema com dois atacantes que vem sendo colocada em prática nos
últimos jogos.
O meia brasileiro Juninho
Pernambucano, destaque do time, está confirmado na equipe titular.