| 30/11/2002 19h07min
O Criciúma perdeu a primeira partida da final da Série B do Campeonato Brasileiro, para o Fortaleza, por 2 a 0, na tarde deste sábado, dia 30, no Estádio Castelão, na capital cearense. O resultado obriga o Tigre a vencer por dois gols de diferença no próximo sábado, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, para conquistar o título da competição.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com o Fortaleza pressionando em busca do primeiro gol e o Criciúma muito bem postado, impedindo qualquer avanço do adversário e ainda se lançando em perigosos contra-ataques. Mas aos 20 minutos, uma jogada executada com precisão pelos donos da casa inaugurou o placar. Sérgio cruzou rasteiro e Vinícius, o artilheiro da Série B, marcou seu 21º gol na competição ao matar a bola com tranqüilidade na pequena área e encostando para o fundo da rede.
Na segunda etapa, a missão do Criciúma se tornou ainda mais complicada com o gol de Finazzi, que havia acabado de entrar em campo, aos 14 minutos. Sérgio e Chiquinho armaram um rápido contra-ataque e deixaram o atacante livre de marcação, dentro da grande área, para completar com um chute por baixo do goleiro Fabiano.
Com o placar desfavorável, o Tigre partiu para cima do Fortaleza e foi muito mais ofensivo após a entrada de Anderson Lobão no lugar de Tico. O atacante chegou a chutar uma bola no travessão e foi perigoso em outros dois lances. Paulo Baier também teve uma oportunidade clara, praticamente sozinho na área, mas desperdiçou.