| 13/09/2007 15h43min
O cearense Thiago de Souza conseguiu o primeiro 10 do ano no SuperSurf de São Sebastião, na Praia de Maresias, em São Paulo.
Foi a 19ª vez que os juízes deram a nota máxima em toda a história da Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional, criado há sete anos. O recordista é o carioca Marcelo Trekinho, que tirou três 10 em apenas um dia.
– Esta é a prova que todo mar tem o seu 10 e foi surpresa até para mim. A gente que é competidor tem que estar sempre bem preparado para qualquer condição. Se tem altas ondas ou não, temos que superar nossos próprios limites e eu estou muito feliz por ter conseguido o primeiro 10 da minha carreira no SuperSurf – vibrou Souza.
O head judge, ou chefe dos juízes,Paulo Motta, também comentou o feito de Souza. Segundo ele, o surfe apresentado pelo atleta poderia alcançar nota máxima até mesmo em outras condições de mar.
– Ele fez quatro manobras bem fortes na parte crítica da onda, com inversão de manobras, velocidade, ou seja, totalmente no critério. Todo mundo está até surpreso pela condição do mar, mas ele achou uma onda especial e fez tudo certo. Pena que o mar está pequeno, mas o fundo está perfeito e se tivesse uma ondulação maior certamente teríamos um espetáculo de surfe aqui– disse.
Mais resultados
Enquanto os que saíam vitoriosos das baterias festejavam a classificação nas difíceis condições do mar na Praia de Maresias, os que perdiam lamentavam, principalmente aqueles que não estão conseguindo se manter no grupo que vai compor a elite nacional. No ano que vem, ela será reduzida para se adaptar ao formato do WCT, caindo de 60 para 46 competidores.
É o caso do bicampeão brasileiro Jojó de Olivença, que acabou eliminado logo em sua estréia pelo paulista Ricardo Ferreira. Outro bicampeão brasileiro perdeu logo no primeiro confronto da quinta-feira para o surfista local de São Sebastião, Robson Santos, da Praia Preta.
No entanto, o paraibano Fábio Gouveia, número 1 do ranking em 1988 e 2005, encontra-se em melhor situação do que Jojó de Olivença, dividindo com mais três surfistas o 17º lugar na classificação geral das três etapas do SuperSurf 2007.
Depois de derrubar o tricampeão brasileiro Peterson Rosa no primeiro dia e o bicampeão Fábio Gouveia no segundo, Robson Santos agora vai enfrentar o atual campeão Jihad Kohdr, que faz parte do inédito trio de líderes, junto com o catarinense Marco Polo e o carioca Marcelo Trekinho, que estréiam só na terceira fase das etapas.