| 12/09/2007 06h40min
Depois de vencer o Atlético-PR por 4 a 2 fora de casa, o Vasco joga em casa para carimbar a vaga às oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. O confronto ocorre às 21h45min desta quarta no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro. A equipe que se classificar enfrentará o Lanús, da Argentina.
Com a vantagem adquirida no Paraná, os vascaínos podem perder por um gol de diferença ou até mesmo dois, desde que seja por 2 a 0 ou 3 a 1, pois o gol marcado na casa do adversário vale como critério de desempate. Aos visitantes resta devolver o 4 a 2 e forçar a disputa por pênaltis ou vencer por três ou mais gols de vantagem. Triunfo por dois gols de diferença só serve a partir de 5 a 3.
O técnico do Vasco, Celso Roth, acredita que sua equipe deve tentar definir o confronto nos primeiros minutos, para evitar surpresas desagradáveis. Apesar de parte da imprensa já colocar o clube carioca nas oitavas-de-final, o treinador evita comemorar a vaga com antecedência.
– Claro que a vantagem que conseguimos no Sul é muito positiva e que o Atlético-PR vai encontrar muitas dificuldades para tentar inverter a situação. Mas não podemos acreditar que a classificação já está conquistada, pois, se isso acontecer, estaremos dando um passo grande para sermos surpreendidos. Quem entrar em campo pelo Vasco vai encarar a partida com muita seriedade – assegurou Roth.
Para a partida desta quarta, o treinador mandará a campo um time misto. A zaga será toda reserva. Como Vilson e Amaral terão de cumprir suspensão no clássico diante do Flamengo no próximo domingo, Roth quer dar ritmo de jogo a Dudar e Xavier, que devem ser os substitutos. Este último, no entanto, deixou o coletivo de terça com dores na perna direita e pode ceder a vaga para Roberto Lopes. Leandro Amaral, Conca, Rubens Júnior e Perdigão devem dar lugar a Abuda, Leandro Bonfim, Wagner Diniz, e Guilherme.
Pelo lado do Atlético-PR, nem o técnico Ney Franco esconde a falta de motivação para o confronto. O treinador acredita que o importante neste momento é concentrar forças para livrar o time da zona de rebaixamento do Brasileirão, o que torna a Sul-Americana uma competição secundária.
– É consenso no clube que a nossa prioridade é o Campeonato Brasileiro e a própria diretoria determinou isso. Temos de concentrar forças para melhorar a nossa situação na tabela de classificação e temos que pensar nisso, principalmente porque o resultado no jogo de ida contra o Vasco nos deixou em situação delicada na Sul-Americana. Mas, mesmo assim, confio no grupo que vai a campo – disse Ney.
O time do Atlético-PR só será anunciado no vestiário, minutos antes do confronto. Franco já confirmou que vários titulares serão poupados.
GAZETA PRESS