| 09/09/2007 20h15min
Em uma prova muito disputada e decidida apenas nos metros finais, o escocês Dario Franchitti conquistou neste domingo o título da temporada de 2007 da IRL. O experiente piloto da Andretti Green era apenas o segundo colocado na etapa de Chicago, mas acabou sendo beneficiado pelo abandono de Scott Dixon na última volta, assegurando a vitória na pista e a conquista inédita.
Como é praxe nas outras etapas da categoria, a do Chicagoland Speedway foi marcada por muitas paralisações e entradas do pace car. Sexto na prova e terceiro na temporada, o brasileiro Tony Kanaan também disputava com Dixon e Franchitti o título, mas teve dificuldades logo no começo da prova com um pneu e teve que fazer uma parada prematura nos boxes, prejudicando seu planejamento.
Com isso, os dois principais postulantes ao título iniciaram uma perseguição à dupla da Penske, que havia feito uma boa largada e tomado as duas primeiras colocações. Mas não demorou muito para que Sam Hornish Jr e Hélio Castro Neves cedessem à pressão dos dois, perdendo as posições após as paralisações na primeira metade da prova. Pior para o escocês, que viu o neozelandês da Chip Ganassi assumir a ponta e segurá-la por um boa parte das 200 voltas.
Os quatro dominaram a corrida também na segunda metade, e se mantiveram próximos também após a batida de Vitor Meira. Foi assim ainda nas voltas finais, quando a Andretti-Green de Danica Patrick rodou sozinha na entrada dos boxes e obrigou o carro-madrinha a entrar na pista pela última vez, com Franchitti ainda no encalço de Dixon a duas voltas do fim.
Porém, apesar de levar desvantagem na relargada, o experiente escocês levou sorte: Scott Dixon liderava a prova e garantia o título, mas parou sem combustível na última volta. Com isso, Franchitti precisou apenas comemorar dentro de seu carro e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, conquistando o título que havia deixado escapar em 99, quando foi derrotado por Juan Pablo Montoya nos critérios de desempate.
Mesmo com o tanque vazio, o neozelandês da Chip Ganassi ainda cruzou a linha de chegada na segunda colocação, somando 40 pontos e terminando o ano com 625 – contra 638 de Franchitti. Discreto, Tony Kanaan foi apenas o sexto e terminou o ano com 576. Hélio Castro Neves cruzou a linha de chegada em quarto.
GAZETA PRESS