| 06/09/2007 18h14min
Depois de alguns dias de mistério, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou oficialmente nesta quinta-feira a dispensa do técnico Aluísio Ferreira do comando da seleção masculina. A decisão foi formalizada após uma reunião entre Lula e o presidente da entidade, Gerasime Grego Bozikis, no Rio de Janeiro.
– Foi uma decisão de consenso e ambas as partes pensaram no melhor para o basquete brasileiro – justifica Grego. O nome do substituto não foi anunciado.
Lula caiu após o fracasso do projeto brasileiro de classificação para Pequim-2008 no Torneio Pré-olímpico das Américas. Em Las Vegas, a seleção nacional terminou na quarta posição, atrás de Estados Unidos, Argentina e Porto Rico. Somente campeão e vice carimbaram seus passaportes para a China.
Com o resultado, os brasileiros terão de disputar a repescagem, no Torneio Pré-olímpico Mundial, em julho, do ano que vem. A competição classifica três países para Pequim.
O ex-técnico encarou com naturalidade a dispensa.
– Realmente tanto eu como a CBB chegamos a conclusão de que o melhor seria encerrar esse ciclo de trabalho porque o objetivo era a vaga olímpica em Las Vegas – disse Lula, agradecendo o apoio recebido da entidade e aos jogadores 'que acreditaram no nosso trabalho'.
Além do técnico também foi dispensada toda a comissão, composta por Flávio Davis, Jorge Guerra, José Neto e Clóvis Franciscon.
– Quero agradecer ao Lula, que é um excelente profissional, e dizer que tivemos um ótimo convívio nesses quatro anos e meio. Também agradeço a comissão técnica pelo seu empenho e dedicação – completa Grego.
Em sua despedida, Lula pediu apoio a seu substituto e reafirmou a confiança na classificação olímpica brasileira.
– Gostaria de pedir a comunidade do basquete brasileiro que crie um ambiente favorável e apoie o novo técnico a ser escolhido pela CBB. Essa união é muito importante para o sucesso do basquete brasileiro. Tenho plena certeza que o Brasil irá disputar a Olimpíada de Pequim.
Os rumores sobre a provável demissão de Lula surgiram quando a equipe ainda estava nos Estados Unidos. Inicialmente, o presidente da CBB havia prometido uma decisão apenas para a próxima semana, depois do feriado de 7 de setembro.
GAZETA PRESS