| 02/09/2007 22h03min
Neste domingo, 84 surfistas brasileiros conseguiram surfar a mesma onda, na Praia José Menino, no Quebra-Mar, em Santos, litoral paulista. Com isso, eles superaram o recorde do Guinness de 73 surfistas na mesma onda, conseguida pelos sul-africanos em Cape Town, em setembro de 2006.
Mais de 120 surfistas entraram no mar para tentar quebrar o recorde, mas apenas 84 surfaram a mesma onda. A façanha aconteceu às 12h45min. No mesmo instante, surfistas de mais oito países enfrentaram idêntico desafio. Agora a expectativa é saber quem levou a melhor. Ficarão com o recorde aqueles que tiverem colocado o maior número de surfistas na mesma onda.
– A expectativa é grande. O Brasil tem tudo para ficar com o recorde. Agora é esperar para saber como foi nos outros países – afirmou Luís Fernando Pedroso, representante oficial do Guinness no Brasil.
A tentativa de quebra do recorde do Guinness aconteceu durante o I Earthwave, um evento organizado com o objetivo de chamar atenção para o aquecimento global e em defesa do meio ambiente.
Além do Brasil, participaram da tentativa de quebra do recorde surfistas da Argentina (La Paloma, Mar del Plata), Austrália (Middleton, Adelaide), Inglaterra (Fistral Beach, Newquay), Portugal (Guincho, Estoril), Ilhas Reunião (Trois Bassins, St Gilles), África do Sul (Muizenberg, Cape Town), Taiti (Taharuu Beach) e Estados Unidos (Surfside Beach, Texas).