| 31/08/2007 21h00min
O ministro dos Esportes, Orlando Silva, estará no Estado na próxima terça-feira para inaugurar o Complexo Aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina, estrutura montada em Palhoça, na Grande Florianópolis, para sediar eventos de alto nível técnico.
O Complexo servirá de palco para nadadores como Thiago Pereira, grande nome do Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2007, competirem durante o 36º Troféu José Finkel de Natação, válido como Campeonato Brasileiro Absoluto/Taça Correios.
Com o Maria Lenk no Rio de Janeiro e esse novo complexo no sul, o país mostra a grande evolução que o Brasil está adquirindo nos esportes como um todo e principalmente nas modalidades aquáticas, podendo ser sede de qualquer competição de nível mundial – destacou o ministro.
Um dos destaques do último Pan-Americano, o nadador Thiago Pereira, que ganhou seis medalhas de ouro, é um dos competidores. É o primeiro evento do qual ele participa após a trajetória vitoriosa
no Rio de Janeiro:
– Ainda
estou me adaptando a essa condição de referência para os mais novos. No clube, crianças vêem pedir autógrafo, coisa que antes acontecia muito pouco. Quero poder sempre devolver esse carinho na forma de recordes e medalhas – destaca.
O Complexo Aquático conta com três piscinas cobertas e aquecidas, sendo uma olímpica, uma de saltos ornamentais e outra de hidroterapia. A cerimônia de inauguração, no dia 4 de setembro, começa às 16h. O evento segue de 4 a 9 de setembro. A competição, quarta seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim, terá a participação de 54 clubes e cerca de 370 nadadores.
Após o Finkel, os atletas que buscam ir às Olimpíadas terão novas chances em dezembro deste ano, quando serão disputadas três competições simultâneas em São Paulo/SP - o Torneio Open, o Brasileiro Sênior e o Brasileiro Júnior de Natação
Para 2008, estão marcados o evento-teste na China, em fevereiro; o Sul-Americano Absoluto, em março; e por fim, o Troféu Maria Lenk,
em maio de 2008, os dois últimos no
Rio de Janeiro.