| 30/08/2007 23h39min
Oito jogos, três derrotas e a vaga garantida nas semifinais do Torneio Pré-olímpico das Américas, em Las Vegas, deixam a seleção brasileira masculina de basquete parcialmente satisfeita com a campanha até o momento. Ainda com o objetivo mais importante a ser alcançado – a vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 –, aguardando o resultado no jogo de sábado, o saldo momentâneo é positivo afirmam os brasileiros.
– Cumprimos a primeira etapa do nosso objetivo que era chegar à semifinal – afirma o técnico Aluísio Ferreira, considerando os altos e baixos do grupo naturais no processo.
O Brasil perdeu para Estados Unidos, Porto Rico e Argentina na competição. Dos três, apenas o resultado contra porto-riquenhos é encarado como um problema real pelo grupo.
– Só teve uma partida que ficamos muito abaixo do que poderíamos. A derrota para Porto Rico abalou a gente. Mas o time é capaz e tem várias armas, e hoje (vitória sobre o Uruguai por 96 a 62 ) mostramos isso – afirma o ala/armador Marcelinho.
A seleção brasileira foi superada pelos Estados Unidos na primeira fase por 113 a 76, após um excelente primeiro tempo. Nas quartas-de-final perdeu para os porto-riquenhos por 97 a 75 e para a Argentina por 86 a 79, na prorrogação, após dominar praticamente todo o confronto.
– Contra Porto Rico foi o único dia que o time jogou muito abaixo do esperado – reforça o treinador.
A volta por cima foi dada contra os uruguaios. O resultado assegurou ao Brasil a terceira colocação na tabela e o cruzamento com o segundo colocado (o perdedor do duelo entre Estados Unidos e Argentina) na semi. Os dois classificados para a final têm presença confirmada em Pequim.
– Agora teremos um dia de descanso para recuperar, treinar e analisar a melhor forma de enfrentar o adversário da semifinal. Chegamos da melhor maneira possível e agora é uma vitória e a vaga para a Olimpíada – completa o treinador.
GAZETA PRESS