| 28/08/2007 10h57min
A norte-americana Dee Dee Trotter está lançando moda no Mundial de Atletismo de Osaka, no Japão. Nesta terça, na prova em que se classificou para a final dos 400m, ele usou uma pulseira com a frase “Test me, I'm Clean” (Teste-me, estou limpa), referência a uma campanha antidoping proposta pela atleta.
Campeã olímpica no revezamento 4x400m, Trotter é fundadora de uma organização não-governamental (ONG) nomeada com a mesma frase para alertar jovens atletas sobre os danos causados pelo uso de drogas para melhorar suas performances.
O atletismo, aliás, atravessa um de seus momentos mais “limpos” da história do esporte, depois do escândalo do laboratório Balco. Segundo a Associação Internacional das Federações de Atletismo, 558 exames foram realizados antes do Mundial e todos eles deram resultado negativo.
– Foram 195 exames de urina e 363 de sangue, realizados em 500 atletas, e alguns deles mais de uma vez – disse um representante da entidade, que prevê a realização de cerca de mil exames até o final do Mundial do Japão.