| 27/08/2007 10h31min
Jadel Gregório conquistou nesta segunda-feira a primeira medalha do Brasil no Mundial de atletismo de Osaka, Japão. Apesar de ser o principal favorito ao ouro no salto triplo, Jadel teve que se contentar com a prata na decisão de sua principal especialidade.
No melhor de seus cinco saltos válidos, o triplista brasileiro alcançou a marca de 17,59m, mas acabou superado pelo português Nelson Évora. O atleta lusitano saltou a boa marca de 17,74m logo em sua terceira tentativa, assegurando a primeira colocação e apenas administrando sua vantagem nos saltos seguintes.
A terceira colocação dentre os 12 atletas da final ficou com o norte-americano Walter Davis, que atingiu 17,33m logo em seu primeiro salto. O cubano Osniel Tosca, outro favorito ao pódio, deixou o bronze escapar e foi o quarto colocado com um salto de 17,32m.
A marca de Jadel em Osaka esteve bem abaixo de seu melhor salto no ano, com os 17,90m conquistados em maio no GP Brasil de atletismo, em Belém. A marca estabeleceu o novo recorde sul-americano da prova, que pertencia a João do Pulo há mais de 30 anos.
GAZETA PRESS