| 17/08/2007 21h54min
A histórica vitória do Inter por 1 a 0 frente ao Barcelona, que valeu ao Colorado o título de campeão mundial Fifa, em 17 de dezembro passado, será o pano de fundo do filme Gigante – Como o Inter conquistou o mundo. O filme deve ser lançado nos cinemas em novembro e, em dezembro, chegará em DVD. A película vai contar com direção de Gustavo Spolidoro, roteiro de Luis Augusto Fischer e edição de Giba Assis Brasil.
As inovações da produção foram destacadas pelo diretor de marketing, Gildo Sibemberg, que anunciou algumas ferramentas de interação com o torcedor em um site.
– Essa interatividade é o grande diferencial desse projeto. O torcedor poderá escolher o cartaz do filme entre quatro opções, enviar vídeos de como ele reagiu à nossa conquista no Japão e ainda enviar depoimentos por escrito que, poderão ser incluídos no filme – afirmou Sidemberg.
No entanto, o torcedor ou associado que quiser colaborar com o filme precisa correr: o prazo final para envio de material estipulado pelos produtores é o dia 20 de setembro. Esse prazo não pode ser ampliado sob pena de atrasar a estréia do filme. O lançamento do DVD está previsto para dezembro, em versão simples ou versão dupla.
O roteirista, Luis Augusto Fischer, que também é colunista do Segundo Carderno de Zero Hora, adianta que a final do Mundial Interclubes contra o Barcelona será o fio condutor da história.
– É da partida que nós vamos puxar as histórias, os relatos de passado, testemunhos. Mas tendo como horizonte geral isso: aquela partida foi uma grande partida de futebol. Não foi apenas o final daquele ano e a nossa vitória. Foi uma grande partida de futebol, um jogo tático interessante, um grande momento de emoção – assinalou Fischer.
Por sua vez, o diretor Gustavo Spolidoro, que se intitula um apaixonado pelo Inter, disse que dirigir um filme sobre o clube do coração é um sonho e que agora vai atuar no sentido de ouvir jogadores e profissionais do presente e do passado do Inter:
– É um sonho fazer um filme sobre o Inter. É, de certa forma, entrar para a história. Um filme sobre o maior momento da nossa história, então eu acho que é um top na minha carreira. Nós vamos fazer entrevistas com jogadores atuais, que compuseram o grupo (no Japão), e com os jogadores de mais tempo que fizeram a história do Inter. Porque é um título que só aconteceu porque teve uma história anterior a eles – destacou.
Perguntado sobre a retirada do nome Fifa no letreiro do título mundial colocado na parte superior do Estádio Beira-Rio, o vice-presidente de marketing do colorado, Jorge Avancini, minimizou exibindo a taça, que foi exposta durante a coletiva.
Avancini destacou ainda que o Inter, através das produtoras G7 Cinema e da TGD Filmes, já obteve a liberação das imagens do Mundial de Clubes, que eram encarados como o maior empecilho para a produção.
– Pra se ter uma idéia, o São Paulo, até o ano passado, vinha tentando adquirir os direitos de imagem do bicampeonato Mundial deles e até hoje o caso ainda não se resolveu – destacou Avancini.
ANDERSON PASSOS