| 08/08/2007 14h41min
Aos 22 anos, Tiago Splitter é mais um brasileiro na NBA. O pivô foi selecionado pelo Sun Antonio Spurs na primeira rodada do draft 2007, mas ainda deve cumprir seu contrato com a equipe espanhola do Tau Cerâmica. Por isso, Tiago fará sua estréia na Liga Americana na temporada 2008/2009. Há sete anos jogando na Espanha, o jogador catarinense é um destaques da seleção brasileira que está treinando rumo ao Pré-Olímpico das Américas, que será disputado de 22 de agosto a 9 de setembro, em Las Vegas.
1- Quais as chances do Brasil no Pré-Olímpico de Las Vegas?
As nossas expectativas são ótimas. Temos talento, experiência e força de vontade para conquistar essa tão sonhada vaga para a Olimpíada de Pequim. Acho que temos boas chances de consegui-las. Não será fácil, pois os adversários são fortíssimos, como Estados Unidos, Argentina, Porto Rico e Canadá. É uma competição que teremos que jogar bem todas as partidas para garantir a nossa
classificação.
2- E como
foi a temporada este ano no Tau Cerâmica?
Alcançamos bons resultados, apesar de alguns problemas na temporada, onde tivemos três técnicos diferentes. Conseguimos mais uma vez disputar o Final Four na Euroliga, o que é uma conquista fantástica, pois se trata de uma competição de altíssimo nível técnico. No Campeonato Espanhol, perdemos na semifinal para o Barcelona, mas a temporada foi extremamente positiva.
3- As suas atuações, tanto no Tau Cerâmica como na seleção, são sempre muito elogiadas. A que se deve essa regularidade?
Acredito que meu sucesso se deve a trabalho e dedicação. Tenho consciência de que não sou um pivô espetacular, que pontua muito e se destaca individualmente. Trabalho para ajudar a equipe no que precisar, fazendo meu “arroz com feijão”. Procuro colaborar bastante na defesa, usar minha altura para buscar os rebotes etc.
4- Do que sente mais falta do
Brasil?
Da família, claro. A gente até se
acostuma a morar sozinho, mas sempre sente saudade da família, por melhor adaptado que esteja ao país. Eu adoro a Espanha. Tive sorte em vir para um lugar onde é mais fácil se adaptar ao clima, ao idioma e a comida que, aliás, é ótima.
5- A NBA finalmente contará com Tiago Splitter na temporada 2008/2009. Qual a sua expectativa?
A minha ficha ainda não caiu totalmente. Tenho um contrato garantido com o Sun Antonio Spurs, mas fico no Tau Ceramica por mais um ano. Chegar à NBA é a meta de qualquer jogador de basquete e eu finalmente consegui. É um sonho realizado mas, por enquanto, tenho que fixar meu pensamento na minha atuação no Tau e na seleção brasileira.