| 07/08/2007 14h48min
O presidente do Comitê Olímpico da Rússia (COR), Leonid Tiagachov, convidou nesta terça o presidente russo, Vladimir Putin, para chefiar o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, que serão realizados em 2014.
– A opinião de que o comitê organizador de Sochi 2014 deve ser liderado por Putin não é só minha, mas de toda a comunidade olímpica russa e de todos os dirigentes políticos nacionais – justificou Tiagachov.
O dirigente esportivo lembrou o papel “decisivo” exercido por Putin na vitória de Sochi, balneário russo às margens do Mar Negro, que concorreu com as candidaturas das cidades sul-coreana de Pyeong Chang e da austríaca Salzburgo.
– Ele apoiou a candidatura, depois a promoveu no mundo todo e, finalmente, discursou perante a assembléia geral do Comitê Olímpico Internacional, em Guatemala, em 4 de julho. Ele precisa de apenas um telefonema para solucionar qualquer problema relacionado com os preparativos dos Jogos – disse.
Putin envolveu-se pela primeira vez na candidatura de Sochi no começo do ano, quando se reuniu com a Comissão de Avaliação do COI. O presidente russo, um grande admirador do esqui alpino, descreveu Sochi, onde possui uma residência de férias, como um lugar “único” no mundo, por sua proximidade ao mar e pela qualidade da neve.
AGÊNCIA EFE