| 30/07/2007 12h54min
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, anunciou nesta segunda-feira que o Rio de Janeiro vai apresentar a candidatura para sediar a Olimpíada de 2016 no dia 13 de setembro, data estipulada pelo Comitê Olímpico Internacional para receber todas as propostas. A informação é do Globoesporte.com.
Por enquanto, além do Rio de Janeiro, as cidades de Chicago, nos Estados Unidos, Madri, na Espanha, Praga, capital da República Tcheca, Doha, a capital do Qatar, e Tóquio, capital do Japão, demonstraram interesse em lançar candidaturas. Esta é a terceira vez que o Brasil se candidata a sediar as Olimpíadas: o Rio de Janeiro perdeu os Jogos de 2004, para Atenas, na Grécia; e os de 2012, que serão realizados em Londres, na Inglaterra.
– O prazo de inscrição termina no dia 13 de setembro deste ano. Até lá o Rio vai apresentar as cartas necessárias para essa apresentação. Teremos um mês e meio para arrumar tudo isso. O prefeito César Maia já assinou a carta junto comigo e há o apoio do Governo Federal. O presidente da Odepa considera que o Rio deve ser candidato e será uma forte. Estou muito animado – diz Nuzman.
Sobre os problemas apresentados durante o Pan, principalmente em algumas instalações como o beisebol, o softball e o tênis, Nuzman disse que vai analisar o que deu de errado para apresentar um novo projeto na candidatura do Rio. O dirigente afirmou ainda que as constantes vaias da torcida brasileira nas instalações, desde a cerimônia de abertura ao encerramento no Pan, não devem prejudicar a candidatura do Rio de Janeiro.