| 29/07/2007 20h33min
Após 90 dias de preparação, o Caxias deu adeus a Série C sem sequer sentir o sabor da vitória. Até a quinta rodada, o time de Leandro Machado detém a quarta pior campanha entre todos os 64 clubes do campeonato, com 13% de aproveitamento, à frente apenas de Guará (0%), América-SE (6%) e ASA (8%). O Esportivo venceu o clássico da Serra por 2 a 1 no Parque Montanha dos Vinhedos. Os gols foram marcados por Bruno e Cleison, contra. O Caxias marcou o seu com Flávio Guilherme.
Mesmo com a péssima campanha obtida e a decepção em torno da expectativa que se criou após a parceria com a empresa Metalcorte, o Caxias dará continuidade de trabalho à comissão técnica. Em compensação, o desmanche do grupo deve começar nesta segunda.
Já o Esportivo comemorou intensamente o 2 a 1. Um a um, os jogadores do Esportivo foram se reunindo no centro do gramado, ao final do jogo, e iniciaram uma comemoração digna de conquista de campeonato. Pularam abraçados por minutos e foram saudar a escassa torcida presente no estádio. Era a classificação antecipada conquistada pelo time do técnico Beto Almeida.
Com a vitória sobre o Caxias, a última partida da primeira fase diante do Adap Galo vai servir apenas para cumprir tabela para o Esportivo. A intenção é poupar os jogadores para a próxima etapa da Série C.
PIONEIRO