| 29/07/2007 14h32min
O Brasil encerra sua participação no torneio de basquete dos Jogos Pan-Americanos com uma campanha melhor que a de Santo Domingo-2003. Com o ouro no masculino e a prata no feminino, a modalidade segue sendo a que mais rendeu medalhas pan-americanas para o Brasil.
Incluindo o resultado deste ano, são 23 medalhas – oito ouros, seis pratas e nove bronzes. O segundo maior medalhista entre os coletivos é vôlei, com tem duas a menos – seis ouros, oito pratas e seis bronzes.
A campanha no Rio é idêntica à obtida em Indianápolis, quando o time de Oscar e Marcel bateu os EUA na final, e só perde para o desempenho em Cali-71, quando o Brasil foi campeão tanto no masculino como no feminino. O Pan deste ano foi marcado pela ausência dos titulares da equipe do técnico Lula Ferreira, que só se integram ao grupo em agosto, para a disputa do Torneio Pré-olímpico em Las Vegas.
O feminino marcou a despedida da ala Janeth e do técnico Antonio Carlos Barbosa, após duas décadas de trabalho com a seleção. A jogadora pretende seguir carreira com as atividades em seu Centro de Treinamento, no ABC paulista, como dirigente e comentarista esportiva. Barbosa assume a coordenação das categorias de base da seleção feminina.
GAZETA PRESS