| 29/07/2007 14h09min
Apesar de ter zerado o percurso, o brasileiro Rodrigo Pessoa ficou com a medalha de prata na prova individual do hipismo, montando o cavalo Rufus. Na final realizada neste domingo no Centro Hípico Deodoro, o ouro ficou com a amazona canadense Jill Henselwood, que viu seu compatriota Eric Lamaze levar o bronze.
No final da competição, Pessoa terminou com 5,74 pontos perdidos. Jill foi a primeira com 4,00, enquanto Lamaze somou 6,43.
O brasileiro Pedro Veniss, que liderava a competição até o último dia, poderia ter terminado na quarta posição. No último obstáculo, porém, ele cometeu uma falta e ficou em quinto, com 10,84 pontos perdidos. Em sexto ficou outro brasileiro, Bernardo Alves, com 13,09. César Almeida, que começou a final na 10ª posição, zerou o percurso, mas perdeu um ponto por causa do tempo e terminou em nono lugar, com 20,66.
Atual campeão olímpico, Rodrigo Pessoa conquistou a quarta medalha para o Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos na disputa individual. Seu pai, Nelson Pessoa, foi prata em Winnipeg-1967, enquanto Vítor Alves Teixeira conquistou o bronze em Havana-1991 e Winnipeg-1999.
Se o ouro inédito não veio no individual, por equipes o Brasil não fez feio. Na última sexta, a equipe brasileira foi campeã, com boa vantagem sobre o Canadá.
GAZETA PRESS