| 28/07/2007 18h33min
Abalado pela goleada sofrida diante do Brasiliense na última rodada, mas sob a expectativa que ronda o anúncio do novo comandante, o Vitória voltou ao Barradão neste sábado para encarar o Coritiba, vice-líder da competição. E fez as pazes com a torcida, com uma vitória por 3 a 1. Jackson, na etapa inicial, Leandro, contra, e Sorato, no minuto final, deram a vitória aos baianos. Keirrison descontou para o Coxa.
O resultado levou o time baiano a 24 pontos e ao quinto lugar na tabela, à frente da Portuguesa e do Barueri pelos critérios de desempate. O Coritiba, por sua vez, estacionou nos 26 pontos e viu a diferença em relação ao líder Criciúma aumentar de seis para sete pontos.
O jogo começou com o time da casa partindo para cima do Coritiba e tentando furar o bloqueio armado pelo experiente técnico Renê Simões. Mesmo bem marcados, os laterais Apodi e Alysson levavam constante perigo ao gol paranaense, quase sempre preparando as jogadas para Joãozinho e Índio.
Foi desta forma que o criticado centroavante, que não repete no Brasileiro as boas atuações do Campeonato Baiano, quase abriu o placar aos cinco e aos 19 minutos, mas parou nas mãos do experiente goleiro Edson Bastos.
O Vitória seguiu melhor e também contou com as falhas da zaga do Coritiba para criar as melhores chances do primeiro tempo Edson Bastos voltou a ser decisivo ao consertar uma bobagem da defesa e defender chute de Jackson aos 21 minutos, e também ao evitar o gol em tentativa de Joãozinho, dois minutos mais tarde.
De tanto insistir, os baianos, finalmente, conseguiram balançar as redes aos 27 minutos. Jackson recebeu de Joãozinho na entrada da área, armou o chute e soltou a bomba. Edson Bastos, desta vez um pouco adiantado, nada pôde fazer.
Os vice-líderes da Série B pouco fizeram na etapa inicial mesmo com a mexida do técnico Renê Simões aos 34 minutos, sacando Henrique Dias, responsável por acompanhar as subidas de Alysson, para a entrada do habilidoso Keirrison. O goleiro Ney foi um mero espectador dos primeiros 45 minutos do embate, trabalhando apenas em uma cobrança de falta de Anderson Lima, no último lance antes do intervalo.
No início do segundo tempo, o panorama do jogo continuou igual. O Vitória partiu para cima e teve seguidas chances para ampliar antes mesmo dos cinco minutos, mas faltou capricho ao atacante Índio na hora de cobrar as faltas próximas ao gol paranaense.
Na primeira estocada paranaense, no entanto, o Coritiba achou o gol. Keirrison tabelou com Marlon e, ao receber de volta, tentou dominar, mas acabou cutucando, de bico, longe do alcance de Ney: 1 a 1.
Depois disso, a partida se equilibrou. O mesmo Keirrison teve a chance de decretar a virada aos 14 minutos, ao receber de Marlos cara a cara com Ney, mas, ao tentar encobrir o goleiro, o jovem meia levou a pior e viu o rival desviar para escanteio, em linda intervenção.
O alívio definitivo veio a dez minutos do fim. Faioli cobrou falta para a área. Sandro subiu junto com o zagueiro Leandro e o defensor paranaense, em lance de pura infelicidade, tocou contra o próprio gol, traindo Edson Bastos e fazendo 2 a 1 Vitória. Aos 45, Sorato, que entrara há pouco, recebeu na esquerda e, com categoria, definiu o placar: 3 a 1
Na próxima sexta-feira, às 20h30, novamente diante de sua torcida, o rubro-negro baiano irá encarar o Paulista, de Jundiaí. Na terça, no Couto Pereira, em Curitiba, o Coxa receberá o Avaí.
GAZETA ESPORTIVA