| 25/07/2007 10h11min
A luta greco-romana brasileira pôde comemorar, ontem, de forma inusitada, uma medalha. No sorteio das três provas desta quarta, o brasileiro Luiz Fernandes, da categoria até 96kg, foi favorecido e já assegurou, pelo menos, o bronze, mesmo sem competir. Isso porque a definição da chave colocou o lutador diretamente nas semifinais como bye. Ele enfrentará o mexicano Oscar Aguilar, que também ganhou o bye.
Mesmo que perca, Fernandes já terá o pódio assegurado, pois não terá adversários para enfrentar na repescagem, em virtude de o mexicano também avançar direto para a semifinal. Os dois foram favorecidos, já que os quatro adversários (incluindo o cubano Erick Garcia e o norte-americano Justin Ruiz, favoritos da prova) acabaram caindo do outro lado da chave.
A mesma situação já havia ocorrido nesta terça na categoria até 55kg, quando o equatoriano Angel Lema foi bye na primeira rodada, enfrentou e perdeu do venezuelano Jorge Cardozo nas semifinais, mas não teve de lutar a repescagem, pois o algoz também havia ganho a vaga automaticamente.
Até hoje, o Brasil só havia subido ao pódio no estilo livre das lutas com as pratas de Antenor da Silva (em Buenos Aires-1951), Roberto Leitão (Indianápolis-1987) e Antoine Jaoude (Santo Domingo-2003). Nessa terça, Rodrigo Artilheiro (da categoria até 120kg) e Fábio Cunha (até 55kg) foram derrotados na disputa do bronze.
Além de Fernandes, mais dois brasileiros competem nesta quarta. Felipe Macedo encara o dominicano Hansel Mercedes na estréia da categoria até 74kg, enquanto Iuri Estevão enfrenta o peruano Mario Molina na primeira rodada da categoria até 60kg.
GAZETA PRESS