| 24/07/2007 17h55min
A derrota para os Estados Unidos na disputa pelo ouro do basquete feminino marcou o fim de uma das carreiras mais vitoriosas na seleção brasileira: a veterana Janeth, de 38 anos, deixará a equipe brasileira depois de 21 anos. Com a despedida da jogadora, quem assumirá o posto de grande ídolo do basquete nacional? Para os especialistas, dois nomes se destacam: Micaela, de 28 anos, e Iziane, de 25.
Desde o início dos Jogos Pan-Americanos, a ala Micaela deu inúmeras provas de que está pronta para assumir uma responsabilidade maior na seleção brasileira. Com a aposentadoria de Janeth, a vaga no quinteto titular deve cair nas mãos da ala de 28 anos e 1,80m. Atleta de Ourinhos, time treinado por Paulo Bassul, que agora assume a seleção no lugar de Antônio Carlos Barbosa, ela terá de mostrar serviço a partir do Pré-Olímpico de Valdivia, no Chile, em setembro.
Já a ala-armadora Iziane não foi liberada pelo Seattle Storm, seu time nos Estados Unidos, para disputar o Pan, mas já tem presença confirmada no Pré-Olímpico. Na WNBA, Iziane estreou em 2002. Em 2005, chegou ao Seattle e, ao lado de um elenco estelar comandado pela australiana Lauren Jackson, foi titular em todas as 23 partidas do time na temporada, de acordo com o Globoesporte.com.