| 22/07/2007 23h45min
A seleção feminina brasileira de basquete venceu o Canadá por 77 a 63 (46 a 40 no intervalo) na noite deste domingo, na Arena Multiuso dos Jogos Pan-Americanos, e garantiu 100% de aproveitamento. Janeth foi a cestinha da partida com 20 pontos.
A partida começou da pior maneira possível para as brasileiras, que entraram em quadra perdidas e sem poder defensivo. Aproveitando-se da marcação deficiente das anfitriãs, a seleção do Canadá saiu na frente e abriu vantagem, terminando o primeiro período com placar de 29 a 21.
No segundo quarto, porém, as brasileiras reagiram. Comandadas pela experiência de Janeth e pelas entradas de Êga no garrafão, as donas da casa marcaram melhor e conseguiram empatar o jogo em 31 a 31. A partir daí e até o intervalo, o Brasil aproveitou o embalo para consolidar sua virada, fechando os primeiros 20 minutos com placar de 46 a 40 – boa parte favorecido pelos erros das canadenses.
A virada foi um balde de água fria para as comandadas da técnica Allison McNeill, que voltaram apáticas para o terceiro quarto do jogo. Sem conseguir diminuir a diferença no marcador, a equipe do Canadá tentava penetrar o garrafão do Brasil com a dupla Jordan Adams e Teresa Gabrielle, mas acabavam barradas. Melhor para o Brasil, que ampliou com uma cesta de três de Mamá nos segundo finais e terminou o tempo com 66 a 54.
O nervosismo tomou conta das jogadoras do Canadá, que desperdiçavam as chances de contra-ataque e permitiam às brasileiras explorar os espaços em sua defesa. Mais seguras, as brasileiras ainda se permitiram erras passes e cometer faltas desnecessárias. Mesmo assim, ainda asseguraram a vitória com 14 pontos de diferença.
A reação do Brasil após o começo ruim do foi o principal motivo de comemoração das jogadoras ao final da partida.
– Jogamos bem o segundo tempo. Acho que valeu pela superação do primeiro tempo. O importante foi termos saído com a vitória – analisou a armadora Adrianinha, em entrevista ao canal SporTV.
Com esta vitória, a seleção brasileira garantiu o primeiro lugar no Grupo A e conseguiu escapar do confronto contra as norte-americanas nas semifinais. Porém, enfrentará a não menos perigosa equipe de Cuba. Já o Canadá não deu a mesma sorte, e decide uma vaga na final contra as vizinhas do sul. As duas partidas ocorrem nesta segunda, com a decisão da medalha de ouro na terça.
GAZETA PRESS