| 22/07/2007 22h23min
O Comitê Organizador do Pan (CO_RIO) divulgou nota à imprensa sobre os incidentes ocorridos após a final da categoria até 52 kg, do judô, neste domingo.
Depois de uma decisão muito polêmica da arbitragem, que aplicou uma penalidade à brasileira Erika Miranda no fim da decisão, alguns torcedores se revoltaram. A cubana Sheila Espinosa ficou com o ouro.
A confusão começou após torcedores começaram a jogar copos e outros objetos nos juízes, que se retiraram. Um objeto atingiu a ex-jogadora de vôlei cubana Regla Torres, que estava em uma área reservada para membros da Odepa. Ela ficou furiosa e começou o empurra-empurra, que envolveu até voluntários e
jornalistas.
O CO-RIO promete investigar e adverte que pode punir responsáveis pela
confusão. Leia a nota oficial:
O Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) lamenta os incidentes ocorridos na tarde deste domingo, dia 22, no Pavilhão 4A do Centro Esportivo do Riocentro, durante a disputa da competição de Judô, logo após o confronto entre a brasileira Érika Miranda e a cubana Sheila Espinosa, pela disputa do ouro da categoria até 52kg. O Comitê Organizador informa também que já solicitou à gerência do CO-RIO no Riocentro e à gerência do CO-RIO da instalação esportiva da modalidade a apuração dos fatos para que possam ser tomadas medidas corretivas ou punitivas, se necessário. O CO-RIO reafirma sua defesa intransigente do fairplay no esporte e repudia toda e qualquer ação que quebre o ambiente de congraçamento entre os povos, que é um dos pilares dos Jogos Pan-americanos.