| 22/07/2007 22h02min
No mesmo dia do ouro de Ricardo e Emanuel nos Jogos Pan-americanos, o vôlei de praia brasileiro tem mais um motivo para comemorar neste domingo. Em Marselha, duas duplas brasileiras venceram a etapa local do circuito mundial da modalidade. No feminino, Renata e Thalita triunfaram; no masculino, quem ergueu a taça foi Franco/Pedro Cunha. Com o título, Franco quebrou um recorde: foi o atleta mais velho a ganhar um torneio no circuito do mundo.
O brasileiro, que tem 40 anos, superou o norte-americano Mike Dodd, que aos 39 venceu a etapa do Brasil, em 1996. Franco se mostrou extremamente orgulhoso com o feito.
– É fantástico. Isso prova que um atleta da minha idade pode competir de igual para igual com os melhores do mundo. Além disso, tenho muita sorte de ter um parceiro jovem, que dá ao nosso time uma boa química – disse Franco, que havia ganho uma etapa do circuito mundial pela última vez em 2004. Na época, jogando ao lado de Tande, derrotou os atuais campeões olímpicos e pan-americanos, Ricardo e Emanuel.
A partida final foi contra os argentinos Conde e Baracetti. Os brasileiros venceram por 2 sets a 1, parciais de 21/09, 17/21 e 15/7, depois de bater os japoneses Asahi e Shiratori também por 2 sets a 1 na semifinal. No jogo, os brasileiros fizeram um jogo irregular, já que venceram fácil a primeira parcial, tendo sido superados na segunda. No set decisivo, porém, Franco e Pedro Cunha recuperaram a concentração e o controle do jogo, fechando o confronto e o campeonato.
Para o parceiro de Franco, Pedro Cunha, o cearense é não só um parceiro, mas um exemplo.
– Fico muito feliz de participar de um momento tão importante da vida dele. A trajetória do Franco mostra aos jovens brasileiros que praticam o vôlei de praia que o esporte pode produzir uma carreira muito produtiva – declarou.
Agora, as duplas brasileiras se preparam para a continuação do circuito mundial. Na próxima semana, é a vez de a cidade suíça de Gstaad sediar uma etapa da competição. Na chave masculina, o Brasil irá com quatro parcerias: além de Franco/Pedro Cunha, a campeã do Pan Ricardo/Emanuel, Harley/Pedro Solberg e Márcio/Fábio Luiz, que venceram o Grand Slam de Berlim, irão disputar o torneio.
GAZETA PRESS