| 22/07/2007 20h18min
O Figueirense perdeu para o Santos na Vila Belmiro por 3 a 1 e se complicou na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. A derrota fez o alvinegro cair para a 13ª posição na tabela com 17 pontos.
A partida começou boa para o Figueirense na Vila Belmiro. Mesmo com mais volume de jogo, o Santos deixava espaços que permitiam alguns contra-ataques para o alvinegro. Aos seis, Cleiton Xavier arriscou um belo chute de fora da área e obrigou Fábio Costa a fazer grande defesa. Seis minutos mais tarde, aos 12 minutos foi a vez de Otacílio Neto chegar com perigo ao gol do goleiro Santista. Em rápida tabela com Alexandre, o atacante invadiu a área pelo lado esquerdo e chutou cruzado, obrigando uma boa defesa do arqueiro santista.
Mesmo bem no jogo o Figueirense vacilou os 32, e, num belo cruzamento do lateral esquerdo Kleber, o goleiro Wilson ficou no meio do caminho e a bola encontrou o atacante Kleber Pereira, que estava estreando no Peixe e já mostrou sua
fama de matador, e apenas
escoru no canto direito do goleiro alvinegro.
Depois do gol o Santos continuou em cima. Sete minutos mais tarde, aos 40 minutos, após uma bola triangulação entre Kleber, Marcos Aurélio e Kleber Pereira, a bola novamente acabou nos pés do artilheiro santista que chutou no ângulo esquerdo sem chances para o goleiro Wilson e ampliou o marcador para o Peixe.
Só dava o camisa 9 do Santos. Aos 43, Rodrigo Tabata passou pela marcação do Figueira e tocou para trás. O atacante Kleber Pereira, desequilibrado, chutou mal, e sem goleiro perdeu um gol incrível.
No segundo tempo a partida continuou com um bom ritmo. O Figueira voltou melhor, com a entrada de Victor Simões no lugar de Alexandrem, o time alvinegro teve mais movimentação no seu ataque. Aos 11 minutos, Ruy descobriu Octacílio Neto na esquerda, o atacante cruzou bem, a bola passou por toda extensão da área e Victor Simões, por trás da zaga santista empurrou de cabeça para marcar o gol alvinegro.
Com ânimo renovado, o Figueira se lançou ao ataque. Aos 13, André Santos recebeu de Victor Simões, e da entrada da área chutou forte de esquerda, a bola passou raspando pela trave direita de Fábio Costa. A resposta santista veio em seguida com Dionísio, aos 16 minutos, em jogada individual, ele passou por dois marcadores e do bico da área chutou forte, a bola explodiu no poste esquerdo do goleiro Wilson.
O Figueira continuava um pouco melhor em campo, mas, aos 30 minutos, depois de uma dividida com Kleber o volante Henrique foi expulso injustamente pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique.
Com mais espaço em campo não demorou para o Santos chegar ao terceiro gol e definir a partida. Aos 38, Kleber passa para Marcos Aurélio que de primeira deixa Pedrinho na frente do goleiro Wilson, o meia santista mata a bola e toca com categoria e marcar mais um para o Peixe.
Pela 14ª rodada do Brasileiro, o Figueirense recebe o Corinthians na quarta-feira, dia 25, às 21h45min, no Orlando Scarpelli.
PAULO EVANGELISTA
paulo.evangelista@rbsonline.com.br