| 21/07/2007 20h04min
O Inter perdeu de 2 a 0 no clássico regional da rodada do Brasileirão e por pouco não alcançou a meta estabelecida de fazer ao menos 10 pontos nessas últimas rodadas. No Estádio Alfredo Jaconi, no fim da tarde de sábado, a equipe do técnico Alexandre Gallo foi até melhor no primeiro tempo, mas quem chegou aos gols foi o Juventude. O volante Marcão e o meia Renato definiram o placar para o time da casa, com os dois gols assinalados na etapa complementar.
Foi um jogaço em Caxias do Sul, com todos os elementos de um clássico. Juventude e Inter contemplaram o torcedor que compareceu ao estádio, apesar do mau tempo, com um belo espetáculo. O jogo foi franco, com os técnicos Flávio Campos e Alexandre Gallo mandando seus times para o ataque. Mesmo assim, não foi um confronto com excesso de faltas cometidas.
Na primeira etapa, o Inter foi melhor, criou oportunidades e, na melhor delas, a trave evitou a abertura do placar. Em um chute forte de Edinho de longa distância, o goleiro Márcio Alves espalmou. A bola sobra nos pés de Pato, que bate de primeira e carimba o pé do poste esquerdo. Pelo lado do Ju, quem orquestrou a movimentação ofensiva foi o meia Fábio Baiano. O veterano, de 32 anos, havia arriscado antes disso um arremate também de longe, obrigando Clemer a fazer boa defesa. Na segunda tentativa, Clemer teve que se esticar e mandar para escanteio.
Para o segundo tempo, o técnico Gallo teve de alterar a estrutura tática do time. Com a lesão do zagueiro Sidnei nos minutos finais, o treinador colocou em campo Roger, como meia. Com isso, Alex foi fazer a função de ala enquanto Marcão recompôs o miolo da zaga na vaga do colega machucado. Roger deu boas estocadas e auxiliou a criação, que estava a cargo de Pinga, mas a bola não chegou em boas condições para Pato ou Christian. Com 11 minutos do segundo tempo, Alex deu lugar a Hidalgo.
Mas ao 20 minutos o placar foi aberto. Fábio Baiano mandou uma bola venenosa para a pequena área. O goleiro Clemer foi atrapalhado pela quantidade de jogadores que haviam ali. Marcão, volante do Ju, esbarrou na bola e a colocou para dentro da meta.
Depois disso, o Inter tentou partir para cima e se abriu ainda mais, permitindo o contra-ataque. Aos 32, o Juventude consolidou a vantagem e definiu o placar. Renato recebeu dentro da área, quase na linha de fundo e chutou sem ângulo, na saída de Clemer para fazer o segundo gol.