| 21/07/2007 17h29min
Após o grave acidente que sofreu no treino oficial deste sábado para o GP da Europa, em Nürburgring, na Alemanha, o inglês Lewis Hamilton, líder do campeonato, terá condições de correr a etapa, neste domingo. Isto é o que disse o chefe da McLaren, Ron Dennis, que afirmou que clinicamente Hamilton está bem. Mesmo assim, segundo o próprio Dennis, é preciso esperar até momentos antes da prova para saber se o novato irá mesmo para a pista.
– Não há neste momento absolutamente nenhum problema médico que o impeça de correr – disse Dennis.
Porém, antes de confirmar se Hamilton irá mesmo para a prova, o piloto terá de passar por alguns exames com os médicos da FIA no domingo pela manhã, antes de começar a corrida. Mesmo que o líder do campeonato corra em Nürburgring, deve largar em 20º, já que, como não foi para a super pole, a parte do treino que reúne os 10 melhores, ficou em 10º. Com o seu carro todo destruído, o inglês deverá ter de trocar de equipamento, coisa que sua equipe tentará até o último minuto evitar, pois se isto acontecer, significará a perda de mais dez posições. Assim, o piloto da McLaren deverá fazer uma corrida de recuperação.
Sobre o problema que fez Hamilton bater forte contra a proteção de pneus - a suspensão dianteira direita quebrou e fez com que o carro não virasse, passando sobre a brita – Ron Dennis afirmou que Alonso teve sorte de não ter sofrido a mesma coisa.
– A roda saiu claramente, e com isso cai por terra nosas primeira hipótese, de que seria o regulador de ar. Agora parece ser a pistola que segura a roda, que está dois terços desmontada – afirmou.
Dennis também contou como foi angustiante os segundos que sucederam o acidente.
– A coisa mais preocupante foi que não conseguíamos falar com ele. Demorou de 30 a 45 segundos para entender que o rádio havia quebrado com o impacto. Nesse tempo, claro que não houve diálogo e não tivemos aquele alívio do piloto dizer 'estou ok' –
declarou.
A largada para o GP da Europa está marcada
para as 9h da manhã deste domingo. O finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) vai largar na pole, acompanhado na primeira fila por Fernando Alonso (McLaren). O brasileiro Felipe Massa, que correrá de luto, larga na terceira posição.
• Os detalhes de carros e pilotos da temporada de Fórmula-1