| 19/07/2007 22h27min
O Grêmio empatou sem gols com o Goiás na noite desta quinta no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 12ª rodada do Brasileirão. Após ter atuação apagada no primeiro tempo, o time de Mano Menezes – expulso nos minutos iniciais – melhorou no segundo, mas não conseguiu o gol da vitória.
Com o resultado, o Tricolor avançou para a sétima posição, com 18 pontos. Se tivesse vencido, desbancaria o Goiás – que ficou com 20 pontos – da vice-liderança da competição.
No primeiro tempo, o desentrosado time do Grêmio pouco criou. O meia Tcheco, que com a saída de Lúcio viu aumentar a responsabilidade pela criação, teve atuação apagada. Diego Souza conseguia roubar bolas no campo de defesa. Quando ele não saia fazendo jogadas espetaculares e driblando um, dois, três adversários, via seus companheiros perdendo a bola que havia roubado.
Isso porque, sem entrosamento, o time apostava em lançamentos e cruzamentos de longe. O objetivo era achar Everton e Carlos Eduardo na área, para que um dos jovens gremistas decidisse o jogo. As jogadas, entretanto, se desencontravam. Os próprios meninos gremistas se acotovelavam na área.
Apesar de ter pouca objetividade, o Goiás tinha mais consistência. O maior susto que o Tricolor levou na etapa inicial foi logo aos 10 minutos. Welliton finalizou da entrada da área, pelo lado esquerdo, e o goleiro argentino Saja viu a bola explodir na trave. As demais chances esmeraldinas foram criadas nas subidas do gaúcho Paulo Baier, o lateral-direito que veste a camisa 10, e do meia destro Fábio Bahia.
A situação piorou com a expulsão do técnico Mano Menezes. Aos 19 minutos, Schiavi foi derrubado na área. O treinador pediu pênalti e foi expulso por reclamação. Assim, durante todo o primeiro tempo, o time permaneceu desorganizado.
No segundo tempo, o Grêmio voltou mais organizado. Só não conseguiu abrir o placar no início da etapa devido à afobação de Anderson Pico. O estreante criou boas jogadas, mas, no momento de finalizar, a ansiedade fazia com que ele perdesse o gol por dar um passo a mais.
Com as entradas de Adilson – liberando Diego Souza para avançar mais – e Kelly, o time ganhou mais velocidade. Douglas, que substituiu Everton, chegou a estufar as redes, mas o árbitro Wilson Souza de Mendonça anulou o gol, alegando que a bola havia saído no momento do cruzamento de Kelly. No final, o jogo ganhou em velocidade e emoção, com Schiavi confirmando a boa atuação que teve ao longo do confronto.
Aos 43, Vitor derrubou Diego Souza e levou vermelho. No entanto, o Grêmio não teve tempo de aproveitar a vantagem numérica, e o jogo terminou empatado sem gols.
Felipe Truda
felipe.truda@rbsonline.com.br