| 17/11/2002 20h04min
Com uma virada espetacular, o Fluminense venceu a Ponte Preta por 3 a 2, em pleno Moisés Lucarelli, em Campinas, neste domingo, dia 17, e garantiu a sétima colocação na primeira fase, com 40 pontos, se classificando para as quartas-de-final do Brasileirão 2002. O tricolor vai encarar novamente o São Caetano, que o eliminou no mata-mata da Copa João Havelange, em 2000.
As duas últimas vagas que ainda estavam em aberto ficaram com o Grêmio e com o Santos. O tricolor gaúcho venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no Olímpico, em Porto Alegre, e ficou na quinta posição, com 41 pontos; e o Peixe levou 3 a 2 no São Caetano, no Anacleto Campanella, no ABC paulista, e ficou com a última vaga na próxima fase, na oitava colocação, com 39 pontos, à frente do Cruzeiro apenas no saldo de gols. Os dois vão encarar clássicos: o Grêmio pega o Juventude e o Santos encara o São Paulo.
O outro confronto da próxima fase reúne Atlético-MG e Corinthians, que já estavam classificados no início desta rodada. O campeonato vai ser decidido em mata-matas até a decisão. Os quatro primeiros colocados – São Paulo, São Caetano, Corinthians e Juventude – têm a vantagem de jogar por dois empates, ou por vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols, e ainda decidir a vaga dentro de casa. As partidas de ida ocorrem no domingo, dia 24.