| 18/07/2007 20h14min
O tão sonhado pódio não foi alcançado por Eduardo Deboni nos 100m livre na final realizada na manhã desta quarta-feira, dia 18, nos Jogos Pan-Americanos, do Rio de Janeiro. O nadador, que é gaúcho e está treinando em Florianópolis, fez o tempo de 49seg 95 e ficou com a quarta colocação, na prova vencida pelo paulista César Cielo Filho, que estabeleceu o novo recorde pan-americano (48seg 79) – superando o recorde de Fernando Scherer, o Xuxa, de 1999 -, com o argentino José Meolans em segundo (49seg 42) e o norte-americano Gabriel Woodward em terceiro (49seg 59).
Agora, Deboni tem pela frente a missão de ajudar a seleção brasileira na busca pela medalha de ouro no revezamento 4x100m livre. A eliminatória está programada para quinta, a partir das 19h, e a final será na manhã de sexta, por volta de 10h.
– Os Estados Unidos são nosso principal adversário, mas o Brasil tem grandes chances de ganhar esta prova – afirma Deboni.
Para a
preliminar do revezamento, existe a
possibilidade de Thiago Pereira assumir o lugar de César Cielo, que retornaria à equipe para nadar a final. O time nacional para os 4x100m livre conta ainda com Fernando da Silva e Nicolas de Oliveira.
O Brasil é o atual campeão desta prova, vencida em Santo Domingo pelos nadadores Gustavo Borges, Fernando Scherer, Carlos Jayme e Jader Souza.