clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/07/2007 13h26min

Shimbo vai às oitavas no florete individual na esgrima

Gaúcho João Souza disputará a repescagem

O paulista Heitor Shimbo se classificou para a segunda fase da disputa do florete individual dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro na manhã deste sábado. Com quatro vitórias e apenas uma derrota, o esgrimista ficou em quarto lugar e, agora, enfrenta nas oitavas-de-final uma de suas vítimas na etapa inicial. O principal atleta brasileiro da categoria, o gaúcho João Souza, decepcionou e agora irá disputar a repescagem.

Shimbo, que aparece na colocação de número 124 do ranking mundial do florete, surpreendeu. Em seu primeiro jogo, ele venceu o chileno Patrício Moreno, o porto-riquenho Marcos Peña, o cubano Yosiel Alvarez e o venezuelano Enrique da Silva, atual campeão da Odesur (Organização Desportiva Sul-americana).

A única derrota do floretista foi para o norte-americano Andras Horanyi, número 45 do mundo. O combate foi equilibrado e estava empatado por 4 a 4 até os segundos finais. A 15s do término, porém, Horanyi conseguiu o quinto ponto e superou o brasileiro.

O rival de Shimbo nas oitavas-de-final do Pan será novamente o chileno Moreno, que foi batido pelo brasileiro por 5 a 3. Agora, a forma de disputa muda. Os duelos são encerrados apenas quando o esgrimista chega ao 15º ponto ou termina com mais pontos antes de nove minutos. Em caso de empate, é realizada uma prorrogação de um minuto.

Outro brasileiro no florete individual, João Souza não foi bem. Embora apareça na 22ª colocação do ranking (o segundo melhor do continente americano), o esgrimista venceu apenas um confronto e, agora, disputa a repescagem para tentar uma vaga na etapa eliminatória.

Souza perdeu o canadense Mark Wajceik, para o chileno Felipe Alvear, para o mexicano Andreas de la Concha e para o argentino Guillermo Salcedo. A única vitória foi sobre o porto-riquenho Johnatan Lugo. Coincidentemente, Lugo será o adversário de Shimbo na repescagem.

O Brasil nunca ganhou uma medalha no florete. A última vez em que um representante nacional subiu a um pódio pan-americano foi na Cidade do México-1975, com um bronze na espada por equipe.

GAZETA PRESS
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.