clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 13/07/2007 20h26min

Cerimônia de abertura tem atraso, vaias e muita emoção

Pira Pan-Americana foi acesa pelo atleta Joaquim Cruz

Isabela Vieira  |  isabela.vieira@rbsonline.com.br

A maior festa esportiva das Américas foi aberta nesta sexta-feira, com 90 mil pessoas nas arquibancadas do estádio do Maracanã e muita emoção até mesmo para quem não estava no Rio de Janeiro, palco das competições. Mas não foi só isso, as vaias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente na tribuna do Maracanã, também marcaram a festa.

Com 30 minutos de atraso, a cerimônia de abertura começou já com uma inovação. Ao contrário do que normalmente ocorre em Pan e Olimpíada, as delegações dos 42 países que participam do Rio 2007 desfilaram logo na primeira parte da cerimônia. Os atletas brasileiros foram comandados pelo maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que carregou a bandeira do país.

Em seguida, uma apresentação orquestrada pela carnavalesca Rosa Magalhães homenageou a fauna e a flora brasileiras, as águas, o fogo e homem. As cantoras Céu e Adriana Calcanhoto e a banda Cordel do Fogo Encantado foram alguns dos artistas que se apresentaram.

Na parte mais formal da cerimônia, foi a vez do discurso das autoridades. O primeiro a subir ao palco foi o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. Durante o discurso, Nuzman citou o presidente Lula, que foi novamente vaiado pelo público presente no Maracanã. Em seguida, uma quebra no protocolo. Ao contrário do que normalmente acontece, Nuzman, e não o presidente do país organizador do Pan, abriu oficialmente os Jogos:

– Declaro oficialmente abertos os Jogos Pan-Americanos 2007. Boa sorte Brasil! Boa sorte América! – afirmou.
De acordo com a Rádio Gaúcha, Lula teria desistido de fazer um pronunciamento oficial em função das vaias do público. No total, o presidente foi vaiado por quatro vezes ao longo da cerimônia.

Após os discursos, um dos momentos mais emocionantes da noite: a Pira Pan-Americana é acesa pelo medalhista olímpico Joaquim Cruz, ouro nas Olimpíadas de Los Angeles-84. A grande festa no Maracanã foi fechada ao som de Cidade Maravilhosa, na voz da cantora Daniela Mercury e com um show de fogos de artifício, luzes e papel picado.

Bem-vindos aos Jogos Pan-Americanos 2007!

Victor R. Caivano / AP

Fogos de artifício emocionaram o público presente ao Maracanã
Foto:  Victor R. Caivano  /  AP


Notícias Relacionadas

13/07/2007 20h05min
Lula se constrange com as vaias no Maracanã
13/07/2007 19h14min
Desfile da delegação brasileira levanta o Maracanã
13/07/2007 18h08min
Presidente Lula é vaiado antes do início da festa
13/07/2007 17h08min
Delegação brasileira já está a caminho do Maracanã
13/07/2007 17h04min
Ex-atletas elogiam nível de organização do Pan
13/07/2007 15h15min
Porta-bandeira, Vanderlei Cordeiro chega ao Rio
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.