| 12/07/2007 16h55min
A apenas um dia da abertura dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, a Tocha Pan-Americana levou uma multidão às ruas de Niterói e já está no Rio de Janeiro.
A chama aportou na Praça XV no início da tarde após passar de barca pela Baía de Guanabara, vinda de Niterói. O símbolo foi trazido pelo velejador bicampeão olímpico Marcelo Ferreira na barca Urca III, que é utilizada no transporte de passageiros. A recepção na Praça XV contou com a banda dos Fuzileiros Navais. Centenas de pessoas recepcionaram a Tocha, que segue de carro para o bairro de Santa Cruz.
Em Niterói, o Revezamento da Tocha começou pela manhã em frente à Câmara Municipal. Embaixador do símbolo dos Jogos na cidade, o velejador bicampeão olímpico Marcelo Ferreira entregou a lanterna com a Chama ao prefeito Godofredo Pinto.
O percurso de aproximadamente 20 quilômetros foi percorrido por 50 condutores. Moradora de Niterói, a ex-atleta Aída dos Santos foi a primeira a conduzir a Tocha na cidade. Também participaram do percurso a trialeta Fernanda Keller e Cláudio Mello, ganhador de três medalhas pan-americanas no remo.
A chama passou por pontos turísticos e históricos da cidade, como a Câmara Municipal, o Museu de Arte Conteporanea (MAC) e a Concha Acústica, onde foi realizado o encerramento do trajeto.