| 12/07/2007 12h25min
A imprensa argentina deu destaque nesta quinta a atuação do time na vitória sobre o México por 3 a 0 na noite de ontem, que classificou o time de Alfio Basile para a final da Copa América, neste domingo, contra o Brasil.
O jornal La Nación estampou a manchete "Beleza Americana", e ressaltou o “golaço” do atacante Lionel Messi, o segundo da partida, e “a espetacular atuação” argentina no segundo tempo do jogo disputado no estádio Puerto Ordaz.
Depois que o México comprovou no primeiro tempo ter sido “o rival mais completo” do torneio até o momento, a Argentina conseguiu uma grande vitória, segundo o jornal.
O diário ressaltou que no jogo de domingo, a Argentina tentará “quebrar uma seqüência de 14 anos sem títulos” e ter a revanche pela final perdida na cobrança de pênaltis diante dos brasileiros na Copa América de 2004, disputada no Peru.
O Clarín também destacou a atuação dos mexicanos, que jogaram com “com movimentos sincronizados” e conseguiram “amarrar, mas não dominar” a equipe do técnico Alfio Basile.
– A Argentina chegou à final porque trabalhou, não se desesperou, fez (o México) sentir o peso de sua camisa, jogou, goleou e brilhou até o aplauso – acrescentou.
O jornal esportivo Olé estampou na capa o trocadilho "Messico 86", em referência ao gol marcado por Messi, que lembra o desempenho de Diego Maradona na Copa do Mundo de 1986, disputada justamente no México. Messi é chamado de “o Maradona do século XXI” e “uma jóia” do futebol.
– Até esse momento da Copa América, o jogo bonito e o samba foram mostrados pela Argentina e não pelo Brasil. No domingo nos vemos na final – provocou o texto.
O Diario Popular segue a mesma linha provocativa à Seleção Brasileira. “Prepare-se, Brasil”, avisa o jornal em sua manchete, cuja capa estampa uma foto de Messi comemorando o segundo gol sobre os mexicanos.
AGÊNCIA EFE