| 10/07/2007 00h14min
O presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Mário Vasquez Rama, manifestou na noite desta segunda seu apoio à candidatura do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Momentos após a reunião do Comitê Executivo da entidade, ele deixou clara a preferência da Organização.
Ao elogiar os preparativos da capital carioca para receber os Jogos Pan-Americanos, Raña foi além. Ele disse preferir a candidatura brasileira à de Madri. Durante a reunião, o dirigente diz ter conversado com o ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, sobre o assunto.
– Disse a ele que devemos ver a situação entre Rio e Madri para ver quem vai continuar – garantiu
Pra Rama, a candidatura madrilena atrapalha o interesse brasileiro, dividindo os votos da região. Mas, de sua parte, ele não deixa dúvidas na opção.
– Tenho sangue espanhol, mas sou do nosso continente – garantiu, afirmando que os dois países deveriam chegar a um consenso. – Para que os dois não quebrem a cabeça – justificou.
Após uma tentativa frustrada de receber a competição em 2012, Rama acredita que a candidatura do Rio tem hoje muito mais força que a da Espanha. Ele se mostra otimista até mesmo diante da representante brasileira enfrentar uma cidade norte-americana.
– Se for o Rio as chances são muito grandes de ser escolhido. Mas esta é uma solução a nível diplomático – destacou. – A situação dos Estados Unidos ainda é pendente. Há a intenção de Chicago se candidatar. Se for, tenho certeza que os latinos apoiarão o Rio – garantiu.
O dirigente diz não poder influir de maneira direta na escolha, mas reafirma a disposição de fazer o possível nos bastidores para a vitória carioca.
– A Odepa pode apoiar moralmente, não há outro apoio que possa oferecer. Mas poderíamos buscar apoio com membros do COI para a candidatura do Rio – declarou.
Esta é a segunda vez que a capital fluminense se candidata aos Jogos Olímpicos. Na escolha da sede para 2012, os cariocas não passaram da primeira fase.
– Não me pergunte por quê. Nós, Bahamas, Alemanha, Brasil e Turquia não passaram pela Comissão Executiva do COI. Nós só vimos a lista. Ficamos tristes por dois representantes do nosso continente não passarem. Não posso me aprofundar, mas estamos esperando que (desta vez) passe e, se passar, vamos apoiar até o fim – prometeu.
Além do Rio, deverão disputar o direito de organizar as Olimpíadas de 2016 as cidades: Tóquio (Japão), Praga (República Tcheca), Doha (Catar) e Baku (Azerbaidjão). A data limite para apresentação de candidatura é setembro de 2007. Em junho de 2008, a Comissão Executiva do organismo fará um primeiro corte entre as candidatas. O nome da vencedora será anunciado em 2 de outubro de 2009, em Copenhague (Dinamarca).
GAZETA PRESS