| 09/07/2007 15h00min
A seleção brasileira de futsal realizou, nesta segunda, o seu primeiro treino com bola em preparação para a disputa do Pan-Americano do Rio de Janeiro. O Brasil começa a disputa na competição no dia 23, enfrentando a Guatemala. Os trabalhos ocorreram no Ginásio Pedro Raje Jahara, em Teresópolis, onde a delegação está concentrada desde a última quarta-feira. Os atletas realizaram um treino de passe ataque, onde são testadas variações ofensivas do time.
Vinícius e Lenísio não participaram do trabalho, pois se deslocaram pela manhã ao Rio de Janeiro, onde realizaram exames médicos, já feitos por outros atletas do time. Os dois irmãos se juntaram ao grupo na noite deste domingo. Diece, Betinho, Guiga e Mithyuê, atletas sub-20, participaram do treino.
Contrastando com a juventude destes quatro atletas, que estão tendo seu primeiro contato com a seleção principal, estavam atletas experientes como o ala Marquinho. Com 32 anos de idade, ele é um dos mais experientes do grupo. Porém, como ele e todo o elenco do Brasil farão sua estréia no Pan, ele acredita que a experiência não é tão importante.
– Se formos pensar somente pela disputa do futsal sim, mas sabemos que o Pan-americano é uma competição diferente. Todos conheceremos essa nova realidade juntos, não importando a idade – salientou.
Marquinho, que atua na equipe do Boomerang Interviu, da Espanha, disse que a disputa na competição será também, de certa forma, um teste para o futsal.
– Será importante para que já tenhamos certa noção de como será o Mundial de Futsal de 2008, tanto para nós atletas quanto para a organização por parte da CBFS. Temos muito a observar e aprender – explicou.