| 07/07/2007 19h11min
Após a gafe cometida por Kevin Neuendorf, gerente de imprensa norte-americano, que escreveu "bem-vindo ao Congo" no espaço destinado a ele no Riocentro, o Comitê Olímpico daquele país emitiu comunicado oficial pedindo desculpas ao país, ao povo brasileiro e à cidade do Rio de Janeiro pelo ocorrido. Além da nota, Steve Roush, chefe da missão norte-americana nos Jogos Pan-Americanos, foi pessoalmente ao encontro de Carlos Roberto Osório, secretário-geral do CO-Rio, se retratar e afirmar que se trata de um caso isolado, que não representa a opinião da delegação dos Estados Unidos.
Confira a tradução na íntegra da nota oficial enviada pelo Comitê Olímpico Norte-americano:
"O Comitê Olímpico dos Estados Unidos quer se desculpar profundamente com os brasileiros e com o Rio de Janeiro pelas ações vergonhosas que foram fotografadas e reportadas na edição de hoje (sábado) do jornal O Globo. As ações mostradas na publicação são completamente inconsistentes com as expectativas que temos de cada membro da nossa delegação, e isso não será tolerado. Com isto, o membro em questão foi punido e não é mais membro da delegação oficial dos Estados Unidos para os XV Jogos Pan-Americanos".
As desculpas também devem ser estendidas pessoalmente aos membros do Comitê Olímpico Brasileiro, CO-Rio, Odepa e ao prefeito do Rio de Janeiro.
"Estamos honrados em sermos convidados no Brasil e mirar o que achamos que serão espetaculares Jogos Pan-Americanos. É em profunda gratidão que agradecemos também ao comitê organizador dos XV Jogos Pan-Americanos e aos milhares de voluntários pelos serviços prestados na recepção de nossa delegação e por ajudar neste maravilhoso evento".
GAZETA PRESS