| 06/07/2007 10h41min
Os guris da dupla Gre-Nal tomaram conta das seleções. Ontem, ao passar pela concorrida zona mista antes do treino, o meia-atacante Anderson encerrou a entrevista mandando um abraço para o amigo Alexandre Pato lá no Canadá, onde disputa o Mundial Sub-20.
– Ele marcou um gol e me homenageou, sentou no gramado e fez que estava jogando videogame. Ele sempre mexe comigo porque jogo muito – explicou Anderson.
Agora, o ex-gremista quer voltar ao time, marcar um gol e retribuir a homenagem. Os dois se falam todos os dias pelo telefone celular ou pelo MSN. Pelo menos uma vez por dia, trocam mensagens com brincadeiras típicas de adolescentes. Anderson às margens do Mar do Caribe, Pato em Ottawa, onde a seleção sub-20 enfrenta hoje os Estados Unidos.
Anderson e Pato são amigos desde os Gre-Nais das categorias de base. Ficaram próximos, integram a mesma turma e até saem juntos em Porto Alegre. Só que nunca usaram o mesmo uniforme em um jogo. Sempre foram adversários.
– Era para eu estar lá com ele, no Canadá, mas acabei vindo para cá (Venezuela). Parece engraçado, nunca jogamos juntos. Só contra – lembrou o ex-gremista.
A amizade entre eles é tão forte que Anderson costuma freqüentar a casa do atacante do Inter. Conhece os familiares e até sentou à mesa dos Rodrigues da Silva. Na última passagem do meia do Manchester por Porto Alegre, estiveram várias vezes juntos.
O desafio de Anderson agora é arrumar lugar no time para marcar o gol para Pato. Depois de ganhar a vaga e ser substituído no intervalo contra o Chile, Anderson assistiu de fora contra o Equador. Completou 135 minutos no banco de reservas. A vaga no meio ainda está aberta.
– Tudo depende do Dunga, você tem e perguntar para ele. Eu vou trabalhar e fazer a minha parte ali – desconversou Anderson, apontando para o gramado impecável do campo de treinos contíguo ao Estádio José Anzoátegui.
O destino parece mesmo insistir em ver Pato e Anderson em lados opostos. O ex-gremista vai vestir o vermelho do Manchester United. Pato está bem próximo de ganhar a camiseta azul do Chelsea. Não demorará o dia em que os guris da Dupla centralizarão as atenções na Inglaterra.
LEONARDO OLIVEIRA/ZERO HORA